Alunas de enfermagem promovem ação solidária "Juntas nós cuidamos de todas"

Cerca de dez alunas do curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba (Uniube) se reuniram para produzir e disponibilizar uma cesta solidária nos banheiros femininos. O kit contém produtos como desodorante, creme para pentear, laço de cabelo, absorvente, perfumes, batom, remédios, creme dental, dentre outros itens de higiene.

As estudantes do 3º período do curso, Maria Eduarda Urzedo Silva e Victória Lemes Ferreira Araújo, viram a presença de itens de higiene em outros blocos da Universidade e se inspiraram. “Percebemos que nosso bloco era mais povoado por homens. Dessa forma, quando precisássemos de algo não teríamos para quem correr, porque normalmente nos banheiros não encontramos essas coisas. Assim, tivemos uma ideia de fazer a cestinha solidária, para que pudéssemos ajudar as meninas e para que elas também possam participar da ação, deixando algo”, explica Maria Eduarda.

Segundo Victória a finalidade é promover um cuidado em grande escala. “Nós, da turma de Enfermagem Integral, sempre ouvimos que nosso trabalho é o cuidado com todas as pessoas, respeitando a individualidade e história. Cuidamos do bem-estar físico, psicossocial e, até mesmo, espiritual. Nós queríamos criar um ambiente onde nós, mulheres, pudéssemos nos cuidar, encontrar itens que a gente não tenha e talvez precise no momento, levando em consideração que não é sempre que encontramos com outras mulheres pela Universidade. Tanto que escrevemos no cartaz acima da cesta “Aqui você se cuida e, juntas, nós cuidamos de todas”, conta.

Para a surpresa das alunas a ação gerou bastante repercussão. “Nos sentimos gratas por saber que nossa pequena ideia está ajudando muitas pessoas, e que estamos conseguindo manter a cestinha com muitos itens. Nos sentimos felizes pela repercussão e esperamos que, em breve, essa ideia se expanda por toda Universidade, por todos os blocos para que, cada vez mais, a gente sinta que a Uniube é uma segunda casa para todos”, finaliza Victória.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados