Alunos e professores da Uniube Uberlândia se reuniram, na última semana, com empresários de toda a..."> Uniube Uberlândia promove palestra sobre Produção Enxuta | Acontece na Uniube Alunos e professores da Uniube Uberlândia se reuniram, na última semana, com empresários de toda a...">

Uniube Uberlândia promove palestra sobre Produção Enxuta

31 de maio de 19

Alunos e professores da Uniube Uberlândia se reuniram, na última semana, com empresários de toda a região para uma rodada de palestras sobre produção enxuta, ou, como é mais conhecido, Lean Manufacturing. O evento contou com a presença do diretor-presidente da TotaLean, Sr. Luiz Carlos Rossini, que, além de explicar um pouco sobre as práticas dessa metodologia, ministrou uma palestra sobre a Indústria 4.0 no Brasil e no Mundo.

Segundo Luiz Carlos, “todo esse trabalho, que uniu os 70 anos de experiência da Uniube com os mais de 50 anos da TotaLean, é uma oportunidade para as empresas de Uberlândia e região, uma vez que, agora, poderão aprender métodos novos de trabalho, principalmente voltados para processos à prova de falhas”, afirma Rossini.

Também estiveram presentes no evento: André Carrijo e Hudson Pimenta representando a Bayer CropScience e Gilmara Caixeta e Ismael Rabelo em nome da HPE Automotores do Brasil, importante empresa do setor automobilístico em Catalão – GO. Além desses, o Gerente de Logística Operacional da IAM -Indústria Auto Metalúrgica S/A, Ricardo Notário, que falou sobre os casos de sucesso da empresa, depois que começaram a implementar práticas de produção enxuta nos processos. “A criação de um laboratório na Universidade será de extrema importância, tanto para os alunos quanto para treinamento de equipes empresariais, por contar com infraestrutura adequada e profissionais capacitados”, conclui.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e de Produção, professor Dr. Fabrício Pelizer Almeida, “com o avanço e as pesquisas em produção enxuta, é possível estudar e aplicar processos dentro das empresas, visando a redução de perdas e desperdícios, atendendo as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas”, finaliza Almeida.

No evento foi inaugurado o Laboratório de Práticas em Lean Manufacturing, o primeiro de Uberlândia voltado para pesquisas em produção enxuta. O objetivo do novo espaço é promover experiências práticas aos alunos das engenharias e, também, auxiliar as empresas da cidade e região a melhorar seus sistemas de produção.

Veja mais sobre o laboratório: CLIQUE AQUI