Uniube Polo Nova Granada promove doação de medula óssea | Acontece na Uniube

Uniube Polo Nova Granada promove doação de medula óssea

03 de maio de 19
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

*Com informações do Jornal A Tribuna NG


No dia 27 de abril, a equipe do Hemocentro de Rio Preto esteve no Polo Uniube de Nova Granada, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância do transplante de medula óssea, bem como realizar novos cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).


De acordo com a coordenadora de Captação do Hemocentro, a enfermeira Bárbara Cabrera, o cadastro é importante, pois representa uma chance de compatibilidade e a esperança de um transplante. “Esses dados são lançados em um sistema nacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que cruza essas informações com outros bancos de dados para tentar achar alguém com material genético parecido”, ressalta. A coleta é indolor e rápida. “Para cadastrar-se no Redome basta realizar a coleta de 4ml de sangue, aproximadamente 80 gotas”, acrescenta.


O cadastro é importante. Quando irmãos não são, por exemplo, compatíveis e há a necessidade do transplante, a solução está nos cadastros do Redome. “Nesses casos, as chances passam para uma em cada 100 mil. Quanto maior for o número de pessoas registradas, maior a oportunidade de ser compatível”, afirma.


A inserção no Redome é feita apenas uma vez, mas os dados de contato devem ser atualizados regularmente. “Quando se encontra um doador compatível geneticamente no cadastro, o Inca entra em contato por telefone ou por Correios”, explica.


Polo Nova Granada


Inaugurado em 2006, o Polo Nova Granada (SP) conta com projetos pedagógicos inovadores e um corpo docente qualificado para atender os alunos. Atualmente, são oferecidos 42 cursos de graduação e 20 cursos de pós-graduação, desenvolvidos com uma proposta pedagógica consistente, expressa em materiais de qualidade e preparados por especialistas de cada área.