No centenário da ABCZ, Uniube é homenageada com moção | Acontece na Uniube

No centenário da ABCZ, Uniube é homenageada com moção

02 de maio de 19

A Universidade de Uberaba (Uniube) foi homenageada, esta semana, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com a Moção 100 anos. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos. Na ocasião, 42 entidades, que contribuíram para a história de sucesso deste primeiro centenário da Associação, foram lembradas. A homenagem à Uniube foi entregue ao Reitor, professor Marcelo Palmério, pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Em um discurso rápido, Arnaldo destacou a importância desta parceria. "Em 2019, a ABCZ completa seu primeiro centenário com a alegria e com o orgulho de estar cumprindo sua missão de contribuir para o melhoramento genético dos zebuínos, para o avanço do país e para o crescimento da cidade que abriga nossa sede. Ao mesmo tempo, completamos nossos 100 anos com o sentimento de gratidão pelos parceiros que nos ajudaram nestas conquistas", afirmou.

O Reitor da Uniube disse que ficou sensibilizado e honrado com a homenagem. “A ABCZ é uma das mais importantes associações do Brasil e é responsável pela nossa pecuária e leite. É uma entidade que participa ativamente e com peso muito significativo na balança comercial do Brasil”, ressaltou, em poucas palavras, o professor Marcelo Palmério.

HOMENAGEADOS

Com a moção, foram homenageadas as Associações Promocionais das Raças Zebuínas: Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB); Associação Brasileira dos Criadores de Gir (Assogir); Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil); Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB); Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI); Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB); Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi); Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã; bem como a entidade parceira, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Além da Uniube, foram agraciadas também as seguintes entidades: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU); Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP); Banco do Brasil; Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL); Câmara Municipal de Uberaba; Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim); Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG); Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/MG); Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG);  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Instituto Pensar Agro (IPA).

Também receberam a Moção 100 anos o Juizado Especial - Justiça Federal - Subseção Judiciária de Uberaba; Justiça Estadual de Minas Gerais - Comarca de Uberaba; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Ministério Público Estadual; Polícia Civil de Minas Gerais; Polícia Federal; Polícia Militar de Minas Gerais; Polícia Rodoviária Federal; Prefeitura Municipal de Uberaba; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba; Sociedade Rural Brasileira e Tiro de Guerra.