I Mostra de Cinema de Uberaba é realizada na Uniube | Acontece na Uniube

I Mostra de Cinema de Uberaba é realizada na Uniube

25 de março de 19

Promovida por alunos do curso de Produção Audiovisual da Universidade de Uberaba (Uniube), a mostra de cinema “Cerrado Independenteaconteceu da última sexta-feira (22), a partir das 19h30, no Anfiteatro da Biblioteca, no campus Aeroporto, até o domingo (24), na Casa Pistilo. A mostra contou com oficinas e palestras voltadas para o meio Cinematográfico e também Audiovisual, bem como exibições de curtas, longas e documentários. O evento foi aberto a toda comunidade.

O objetivo da Mostra foi o de expandir e incentivar a produção audiovisual independente de Uberaba e região, o projeto promoveu a valorização da narrativa em vídeo como elemento de transformação social, bem como proporcionou a formação de novos talentos na área.

Para a organizadora do evento, Isabella Marques, a cidade e região precisa de um espaço para discutir e incentivar a produção Audiovisual e oportunizar a troca de experiências. “Não tem nada assim aqui e tem muita gente para participar, foi baseado neste pensamento que surgiu o ‘Cerrado Independente’’, conta. O projeto trabalhou, também, a exibição de vídeo em comunidades carentes.

Segundo Isabella, a expectativa foi a de que toda a comunidade participasse para que a mostra possa acontecer outras vezes, o que foi obtido com sucesso. “É muito importante a participação de todos, para que possamos continuar trazendo coisas novas para a cidade, mostrando tudo que a gente tem, que é muito bom e não é tão divulgado”, finaliza.

O curso de Produção Audiovisual

Criado em 2017, o curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Uniube é o único da região do Triângulo Mineiro. O curso nasceu com a proposta de suprir a lacuna deixada pela falta de mão de obra qualificada para atender o mercado produtor. Uberaba, onde está situado o curso, é uma cidade de porte mediano que conta com 325 mil habitantes. A cidade dispõe de cerca de 11 produtoras de vídeo, três emissoras de TV e por volta de 12 rádios.

Fotografias: Gabriel Bessa e Vinicius Alexandre.