Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura une alunos à prática profissional | Acontece na Uniube

06 de fevereiro de 19

Com o objetivo de proporcionar diferentes oportunidades de práticas profissionais aos alunos dos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Produção, Química, Computação e Ambiental), Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, a Universidade de Uberaba (Uniube) implantou, em 2017, o Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (Nupeia).

A iniciativa aproxima a teoria acadêmica da realidade do mundo de trabalho, integrando o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade através de projetos técnicos e consultorias prestadas à comunidade, visitas técnicas e estágios supervisionados ou extracurriculares. “O Nupeia disponibiliza aos alunos engajados nos trabalhos de prática profissional, estrutura física para realização das atividades com o apoio técnico-didático prestado por professores-orientadores e supervisores técnicos”, afirma o coordenador do Nupeia, Plauto Riccioppo Filho.

Desde que foi criado, o projeto de extensão já desenvolveu 12 trabalhos para pessoas físicas e jurídicas com consultorias e execução de projetos. São mais de 300 alunos envolvidos e cerca de 50 visitas técnicas até agora a empresas e obras localizadas em Uberaba e região. Parte das atividades de prática profissional desenvolvidas foram transformadas em projetos de extensão. “Atualmente, funcionam no Núcleo os seguintes projetos de extensão: Engenharia Civil e Comunidade, Arquitetura e Comunidade, Informática e Comunidade e Empresa Júnior New Way Tech”, conta.

Segundo Plauto, ao mesmo tempo em que o aluno desenvolve técnicas e competências ao participar das atividades do Núcleo, a comunidade é diretamente beneficiada pelos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. “O desenvolvimento das atividades aproxima a universidade da comunidade e, da mesma forma, aproxima o aluno do mercado de trabalho. Vale ressaltar que a instituição tem o dever social de reverter para a sociedade o conhecimento gerado em seu interior”, ressalta.

Para a aluna, Bruna Fraga, que está no último período de Arquitetura e Urbanismo, a experiência proporcionada pelo projeto foi muito significativa para a formação dela. “Durante todo o curso, eu fiz estágio, mas não tive essa oportunidade de ir a campo, de falar com o cliente, de fazer um projeto de verdade. Tudo havia sido feito no meio acadêmico, então, fazer alguma coisa e fazer algo para a população, para mim, foi muito importante”, diz.

Atendimento

Os interessados em serem auxiliados pelo Nupeia precisam preencher determinados requisitos. No caso de pessoas físicas, são atendidos aqueles que não tenham condições financeiras para arcar com os custos de profissionais legalmente habilitados — engenheiros e arquitetos, por exemplo. Já no caso de pessoas jurídicas, recebem atendimento as instituições filantrópicas, sem fins lucrativos ou governamentais. O telefone de contato do Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura é o (34) 3319-8930.