Ex-aluna e colaborada da Uniube cria plataforma de estudos para vestibulares e concursos públicos | Acontece na Uniube

Ex-aluna e colaborada da Uniube cria plataforma de estudos para vestibulares e concursos públicos

09 de janeiro de 19
1 / 2
2 / 2

A advogada e professora universitária, Renata Machado Paiva, de 31 anos, sempre foi concurseira de carteirinha. Para conseguir um bom desempenho nas provas, ela estuda por conta própria e também recorre a cursos preparatórios. Há pouco menos de dois ano, entre um concurso público e outro, percebeu que os cursos existentes no mercado não ofereciam uma orientação de estudo eficaz. Foi quando Renata teve uma ideia empreendedora e criou, em 2017, a Foca na Vaga, uma startup educacional que utiliza mecanismos de inteligência artificial para organizar e otimizar os estudos de quem concorre ao Enem, OAB, vestibulares e concursos.


“Com a gama de matérias que tinha para estudar, eu me perdia nas revisões e na definição de um ciclo de estudos. Como professora, observei que o mesmo ocorria com os meus alunos nos cursos preparatórios que ministrava. Então, a ideia tomou forma e decidi desenvolver um sistema adaptativo, que pudesse oferecer tudo num só lugar: materiais, questões, simulados, estatísticas e mecanismos capazes de acompanhar e orientar o aluno”, conta. A plataforma possui alunos de todos os estados.


Formada em Direito pela Universidade de Uberaba (Uniube), a advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho atribui à instituição parte do sucesso com o novo projeto. “A Uniube foi o meu berço na área educacional, pois foi onde me formei e dei os primeiros passos na vida profissional. Trabalhei na universidade por 10 anos e passei por diversos setores. O ambiente universitário me proporcionou conhecimento e troca com vários mestres, de várias áreas, o que foi um diferencial para que eu pudesse perceber como poderia contribuir para tornar a educação mais acessível”, diz Renata. Hoje, ela mora em Ribeirão Preto (SP), onde fica a sede da startup.


A Foca na Vaga oferece 144 cursos e matérias isoladas disponíveis para estudo. São mais de 3.700 alunos inscritos na plataforma, a maior parte voltado para concursos públicos. “As principais inovações apresentadas na plataforma são: curso personalizável, permitindo ao aluno incluir ou excluir alguma matéria no todo ou em parte; revisões programadas de conteúdos e questões de acordo com a relevância; e o ciclo de estudos automático, que sugere ao aluno alternar as matérias, evitando que estude apenas as que gosta. Os estudantes que passam a utilizar o sistema Foca na Vaga relatam ter mais disciplina e adquirem o hábito de estudar diariamente”, explica.


Atualmente, a plataforma conta com 33 colaboradores, que trabalham em diversas áreas, como desenvolvimento e aprimoramento do sistema, marketing, atendimento e professores conteudistas. Segundo Renata, a ideia agora é desenvolver os aplicativos para Android e IOS, com a funcionalidade de estudo off-line. “Também queremos ampliar o número de cursos ofertados, aprimorar os cursos já disponibilizados e ampliar ainda mais o banco de questões que, hoje, conta com mais de 200 mil exercícios de provas anteriores", planeja.


No final de 2019, a equipe da Foca na Vaga participará do Congresso Internacional de Inovação Tecnológico de Monterrey, no México, para apresentar a plataforma. O convite do Comitê Organizador foi feito em novembro do ano passado. “Teremos a oportunidade de oferecer o sistema, por meio de transferência de tecnologia, para mais de 30 países, principalmente, para a América Latina”, conclui entusiasmada.