Uniube realiza palestra sobre os desafios da empresa familiar

Apresentar e discutir os principais desafios enfrentados pelas empresas familiares e os mecanismos eficientes para superá-los, sob o ponto de vista negocial e jurídico. Esta é a proposta da palestra “Os Desafios da Empresa Familiar”, que será realizada no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube), no dia 07 de novembro, das 19h30 às 22h. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site da instituição: www.uniube.br.

Estima-se que no Brasil apenas um terço das empresas familiares sobrevivem até a 2ª geração e apenas 15% conseguem ultrapassar a 3ª geração. “Analisando tais números, percebe-se que, de cada 100 empresas familiares, somente cinco sobrevivem para os netos. A estatística chama atenção para a necessidade de debate a respeito dos mecanismos que permitem aos membros de famílias empresárias se preparar para enfrentar e superar os obstáculos, que, inevitavelmente, se apresentarão à organização”, ressalta o organizador e moderador do evento, Raphael Andrade Silva.

Segundo ele, é crescente a preocupação das sociedades familiares com a superação dos desafios por elas enfrentados, por exemplo, a necessidade de equilíbrio entre as relações familiares e negociais, os aspectos de sucessão e os conflitos entre gerações. “O evento permitirá aos alunos de graduação o contato teórico e prático com o tema, que tem sido amplamente discutido e que, apesar de desempenhar papel crucial no fluxo da atividade econômica, especialmente na região, ainda é pouco tratado nas universidades em nível de graduação. Isso deverá agregar valor não somente pelo contato com expositores capacitados e com ampla experiência prática, mas, também, pela abertura de novas possibilidades profissionais”, completa.

O evento contará com dois palestrantes expositores, um debatedor, além do moderador. “O palestrante Pedro Podboi Adachi, da Societàs Consultoria, irá realizar, inicialmente, uma exposição mais teórica a respeito do tema. Depois, o palestrante Teruo Murakoshi irá expor o caso prático vivenciado pelo Grupo Algar, um dos maiores conglomerados empresariais da região do Triângulo Mineiro e do Brasil, do qual ele é diretor de Governança Corporativa, permitindo a conexão entre teoria e prática. Na sequência, eu, como moderador, irei conduzir um pequeno período de perguntas e respostas com o público e os palestrantes”, explica Raphael. O debatedor será o advogado Alessandro Hirata.

Além dos alunos da Uniube, a palestra “Os Desafios da Empresa Familiar” é voltada também para advogados, demais profissionais do Direito, contadores, administradores, gestores, diretores, investidores, empresários e outros profissionais do setor privado e público. As vagas são limitadas a um público de 150 pessoas.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br