XIX SEMIC e III SEMEX estão com inscrições abertas para ouvintes

As inscrições para aqueles que querem participar do XIX Seminário de Iniciação Científica e III Seminário de Extensão vão até o dia 05 de novembro e devem ser feitas pelo site da própria Universidade. O evento, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, é gratuito e aberto à comunidade. O objetivo é promover a socialização e discussão de atividades nos campos da Extensão e Pesquisa Universitária.

A programação começará às 8h30 com a palestra “Inovação e empreendedorismo no meio acadêmico: impactos e possibilidades”, ministrada pelo professor Euler José Martins dos Santos. Durante os dois dias serão apresentados trabalhos e projetos Extensionistas e de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos. O encerramento será feito às 17h45 pelo professor Hugo Rodrigues Dias Figueiras com o tema: “Por que pesquisa? A importância da pesquisa para o avanço nacional”.

O coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa da Uniube, professor Geraldo Thedei Junior, reforça que esse evento é de extrema importância para a apresentação e discussão dos resultados dos projetos de pesquisa. “No SEMIC, os alunos põem à prova os conhecimentos que adquiriram durante o desenvolvimento do seu projeto. Os Programas PIBIC e PIBITI não têm como prioridade a formação de cientistas, mas, sim, despertar o aluno de graduação para a Pesquisa, entender como ela se faz, apresentá-lo ao Método Científico, proporcionar a discussão de temas que estão na linha de frente da Ciência, em quaisquer áreas do conhecimento”, complementa.

Desde 2007, a Iniciação Científica foi expandida também para alunos do ensino médio, que desenvolvem seus projetos juntos com estudantes de graduação sob a supervisão de um docente da Universidade. “Escolhido entre os que mais se destacaram em suas escolas, esses alunos participam do projeto durante um ano e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq ou da FAPEMIG. É uma oportunidade excelente para o aluno conhecer o que é pesquisa científica antes mesmo de entrar na Universidade. A participação no Projeto pode até ajudar o aluno na escolha da sua futura profissão”, destaca o coordenador.

Com a 3ª Edição do Seminário de Extensão, serão apresentados, também, os resultados de ações e projetos que promovem a relação: aluno/comunidade. “A apresentação dos resultados das ações de extensão promoverá debates e reflexões e contribuirá no processo de formação acadêmica do aluno extensionista”, destaca a coordenadora da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Laguna.

A Universidade desenvolve projetos e programas extensionistas nas linhas temáticas de Educação, Promoção da Saúde, Cultura e Arte, Economia, Gestão e Desenvolvimento Urbano e Direitos Humanos. “Desde 2015 foram aprovados 57 projetos/programas de extensão na Uniube dos quais participaram mais de 600 alunos”, conclui a coordenadora.

Os interessados devem realizar inscrição pelo linkhttp://www.uniube.br/seminarios/.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br