1º Aquece ENEM da Uniube atrai mais de 100 estudantes em Uberaba

A Uniube Uberaba recebeu no último fim de semana mais de 100 estudantes e seis professores do Ensino Médio da cidade para um “Aulão” do ENEM. O objetivo foi ajudar os vestibulandos com técnicas fundamentais para serem usadas na resolução das questões do exame. No próximo fim de semana, a Uniube Uberlândia também irá promover o encontro no Campus Marileusa.

Como forma de auxiliar os alunos concluintes do Ensino Médio a melhorarem o seu desempenho no ENEM, o evento tem a proposta de fazer uma última revisão dos prováveis temas para a prova. “O aluno já vem estudando desde o começo do ano e agora é aquela lapidada final, com uma dica que, de repente, vai retomar uma lembrança dele, então isso é muito importante, com certeza”, afirma o professor de geografia palestrante no evento, Rodrigo Carvalho.

O professor Marcus Oliveira, destacou a importância da História do Brasil para a prova e o professor de filosofia, Danilo Borges, comentou um pouco sobre a necessidade da leitura atenta dos textos presentes no exame. “A segunda questão que viemos discutir também é como que os filósofos vêm a contribuir, dando autoridade aos argumentos na hora de fazer a redação, trazendo uma gama de pensadores, desde os pensadores da Idade Antiga, Idade Média e até da contemporânea, e mostrando como utilizar esses autores de uma maneira correta, que é uma coisa tão exigida no ENEM”, pontua Danilo.

Já a professora Cíntia Maia trabalhou com orientações para que os candidatos tenham destaque na produção da redação, parte essencial da prova. Em complemento, o professor Abmael Souza destacou dicas importantes nas questões de português. “A dica que eu deixo é a questão da variação linguística, do preconceito linguístico, isso o ENEM trabalha bastante. Obviamente não só para a prova, mas para a redação também é preciso estar atento à norma padrão da língua, as regrinhas de gramática em si”, reforça o professor.

Os estudantes do 3º ano do IFTM, Thiago Resende de Castro e Sara Côrtes, aproveitaram bastante as dicas. “Eu estou achando uma experiência muito legal, estamos meio desesperados porque faltam duas semanas para o ENEM”, afirma Thiago, que quer prestar Engenharia Aeronáutica. Sara quer Medicina. Para ela, a expectativa é melhorar ainda mais com as dicas. “É sair melhor não apenas no conhecimento, porque já estamos adquirindo-o durante o Ensino Médio todo, mas na resolução da prova em si. Então, acho que foram dicas muito boas”

Para o professor Cristiano Arruda, um dos organizadores do evento, a ideia é que a Uniube possa olhar cada vez mais para as necessidades dos alunos do Ensino Médio. “Hoje, cada vez mais, eles estão usando a nota do ENEM para ingressar aqui também na Universidade e nós queremos apoiar essa ação deles. Foi um evento muito bom, superou muito as expectativas, em um sábado à tarde, todos muito interessados, muito envolvidos, ficamos muito satisfeitos”, conclui.

As inscrições para o Aquece ENEM da Uniube Uberlândia podem ser feitas pelo link: https://material.uniube.br/enem/

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br