Fórum de Pedagogia aponta rumos para melhorar aprendizagem

Professores e alunas do curso de Especialização em Expressão Ludocriativa da Uniube participaram, na última semana, do Fórum Intercultural de Pedagogia da Expressão – Identidade e Processo Educativo. O evento aconteceu em Garibaldi (RS) e reuniu profissionais brasileiros, uruguaios, argentinos e suíços.

Na programação, foram apresentados no Fórum vários relatos de experiências com a aplicação da metodologia ludocriativa. As pós-graduandas apresentaram pesquisas focadas na formação de docentes, sob orientação da professora Luciana Faleiros Cauhi Salomão, coordenadora da especialização.

De acordo com a professora Luciana, a metodologia ocupa um lugar importante na aprendizagem de novos conceitos a partir do processo de investigação e não de reprodução de conteúdo e sugere um caminho para renovação pedagógica de práticas docentes atuais. “A experiência na aplicação da Pedagogia da Expressão e sua metodologia ludocriativa têm comprovada eficácia nos processos de aprendizagem do Sujeito, ainda que esse aluno viva em ambiente sociocultural desfavorável para aprender”, explica a professora.

O Fórum Intercultural foi conduzido pelo presidente da Federação Latino-Americana de Ludocriatividade, professor Dr. Raimundo Dinello, criador da metodologia e docente do curso na Uniube. Para ele, a Pedagogia da Expressão surge da necessidade de inovações pedagógicas frente à crise nos modelos de escolarização e às grandes transformações socioculturais no atual processo de globalização.

Os participantes vivenciaram animações pedagógicas e ouviram relatos de experiências e pesquisas de instituições de ensino do Brasil, do Uruguai e da Argentina. “Nas palestras foi reforçada a eficácia da aplicação da metodologia para experimentar e aprofundar conceitos e favorecer o desenvolvimento do raciocínio do aluno para construir novas ideias e, assim, aprender. Vale ressaltar que em Montevidéu, no Uruguai, a Pedagogia da Expressão e sua metodologia ludocriativa são aplicadas por professores de educação básica que acompanham os resultados da aprendizagem por meio do método em comparação com o uso tradicional da didática”, complementa a coordenadora.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br