Mestrado da área de Veterinária da Uniube está com inscrições abertas

O Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos – Mestrado (PPGSPAT) da Universidade de Uberaba está com as inscrições abertas até fevereiro de 2019. O Mestrado, que atua desde 2011, tem o objetivo de formar profissionais aptos para docência e pesquisa. Os interessados poderão escolher entre duas linhas de pesquisa: Sanidade e Produção Animal nos Trópicos e Fisiopatologia Clínica e Cirúrgica.

De acordo com o coordenador do Programa, professor Dr. Endrigo Gabellini Leonel Alves, o Programa pretende preparar o mestrando para atividades relacionadas à docência, possibilitar a formação de mestres com habilidades para elaborar e conduzir estudos e desenvolver pesquisas. “Os pesquisadores da Universidade de Uberaba têm desenvolvido diversas pesquisas ligadas à sanidade e produção de rebanhos de bovinos, equinos e outras espécies de interesse zootécnico. O programa possui ênfase nos bovinos das raças zebuínas e seus cruzamentos enfocando aspectos ligados ao melhoramento genético e à produção, bem como os mecanismos das doenças e a relação destes com seus fatores etiológicos, fisiológicos e nutricionais”, explica.

O professor ainda afirma que o programa possui grande importância regional, no que se refere à produção e saúde dos animais em condições tropicais, já que está localizado na cidade de Uberaba, um reconhecido centro nacional para os rebanhos de elite de raças zebuínas. “Espera-se, com essa pós-graduação, contribuir para o desenvolvimento de técnicas e modelos para manejo, nutrição, reprodução, melhoramento genético e controle sanitário a serem aplicados pelos produtores do Triângulo Mineiro e demais regiões do país que buscam na rusticidade do zebu a base de seus sistemas produtivos”, enaltece o coordenador.

Além disso, o Mestrado contará com a estrutura do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), que possui alto atendimento de animais de grande e pequeno porte, fortalecendo as linhas de pesquisas oferecidas. “A intensa rotina do Hospital permite o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à clínica e cirurgia de diversas patologias de grandes e pequenos animais. Destacam-se as especialidades de Ortopedia, Neurologia, Oftalmologia e Anestesiologia, mas estudos também têm sido conduzidos nas áreas de medicina regenerativa, biomateriais, odontologia, oncologia, cardiologia, dermatologia e obstetrícia”

Para se inscrever, é necessário apresentar histórico escolar, Currículo Lattes atualizado, documentos pessoais e foto 3x4. O edital com as informações completas da inscrição está disponível em: http://www.uniube.br/arquivos/2018/setembro/Edital-046-2018.pdf.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br