Conversando com a História de Uberaba reúne mais de 100 idosos na Uniube | Acontece na Uniube

Conversando com a História de Uberaba reúne mais de 100 idosos na Uniube

05 de outubro de 18

Com a proposta de identificar o legado e reconhecer o papel do idoso no cotidiano e na realidade de onde vive, o “1º Conversando com a História de Uberaba” reuniu na Uniube, esta semana, os protagonistas na construção da memória do município. São idosos que muito já fizeram por Uberaba e que tiveram a oportunidade de compartilhar as lembranças com alunos e demais presentes. O evento, organizado pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Uniube, foi uma celebração do Dia Internacional do Idoso.

Na ocasião, foram conferidas Menção Honrosa a 28 convidados com mais de 60 anos, que aceitaram dividir as suas histórias. Logo depois, foram realizadas em seis salas temáticas, simultaneamente, as oficinas intituladas “A vida que eu vivi”, que reuniram os idosos homenageados. Eles contaram, por exemplo, de onde vieram, o que viram, o que viveram e quais os desafios venceram.

A ex-primeira dama de Uberaba e ex-vereadora, Teresinha Cartafina, foi uma das convidadas. Ela compartilhou lembranças e aproveitou para afirmar que é uma mulher feliz, corajosa e determinada por tudo o que viveu. “Muita gente não gosta de dizer que é idoso, mas eu me sinto orgulhosa. Com quase 86 anos, me sinto uma vitoriosa. Por isso, o que eu posso dizer é que estou muito feliz de ser homenageada aqui”, ressaltou.

Para o professor Décio Bragança, um dos organizadores do evento, é preciso reconhecer e respeitar melhor os nossos idosos. “Aqui no Ocidente a cultura é diferente do Oriente. Lá, o idoso é quem tem a última palavra. Quando ele fala, acaba a discussão. Então, o idoso precisa voltar a ter esse respeito ou a gente criar essa cultura de respeito a ele. Enfim, foi um evento maravilhoso. A gente tem que eternizar o legado que esses idosos de Uberaba deixaram”, afirma.

Na opinião do coordenador da UATI-Uniube, professor Caio Márcio Gonçalves, também organizador do evento, o Conversando com a História de Uberaba foi proveitoso no sentindo de riqueza, diversidade e de participantes. “Essas histórias, de alguma forma, representam legados, representam a figura de Uberaba como um todo. Então, nesse sentindo, o evento mostrou-se relevante na ótica de despertar esse interesse nos alunos, nos professores e na comunidade em geral”, diz.

Segundo Caio, o objetivo agora é fixar o evento no calendário da Instituição. “Sempre no dia 1º de outubro ou próximo a essa data nós queremos realizar o Conversando com a História de Uberaba em comemoração ao Dia Internacional do Idoso tendo essa vertente de valorização do papel de protagonismo do idoso na história de Uberaba, na sua história de vida e trazendo isso para a Universidade”, finaliza.