Curso de qualificação da Uniube Uberlândia mostra resultados dentro e fora da sala de aula

Há sete meses, alunos do 3º ano do ensino médio de 16 escolas públicas de Uberlândia iniciaram o primeiro curso de Qualificação Pré-Universitária: Internet das Coisas, Automação para Jovens Empreendedores, promovido pela Uniube Uberlândia em parceria com a Superintendência Regional de Ensino. A proposta do curso está ligada ao empreendedorismo, matemática aplicada, eletricidade instrumental, lógica aplicada à programação, internet das coisas e automação.

Além disso, para entender conceitos de automação, são trabalhados processos de criptografia, a partir de equações de 1º e 2º graus, conceitos de otimização, a partir de uma placa de material com dimensões limitadas e simulação computacional, com pranchetas de desenho e equipamentos para testes físicos realizados no laboratório de química, física e eletrônica.

No atual estágio do curso, os participantes já estão desenvolvendo alguns projetos práticos ligados à programação que, no futuro, poderão se tornar grandes empreendimentos como automação de casas, aparelhos para facilitar a vida de pessoas com deficiência, entre outros.

Para o aluno Pedro Henrique Ramos de Oliveira, o curso tem surtido efeitos positivos também na sala de aula. “A maioria das coisas que eu estou estudando aqui, eu também estava estudando na escola, mas lá eu não estava entendendo muito. Então, o que eu estou estudando aqui, estou usando na escola, melhorando minha nota e garantindo o meu futuro”, afirma Pedro Henrique.

Segundo o diretor do curso, professor Edimilson Campos, tudo está sendo implementado através do emprego de metodologias ativas e são desenvolvidas atividades de aprendizagem instrumentalizadas com computadores, celulares, equipamentos e instrumentos de medição, pranchetas de desenho, softwares aplicativos. “Os laboratórios dos cursos de Engenharia da Uniube Uberlândia ficam à disposição de professores e alunos para que possam materializar a aplicação de conceitos matemáticos, físicos e de programação”, conta Edimilson.

Sobre a Internet das Coisas

A “Internet das Coisas”, também conhecida como IoT (Internet of Things), é um conceito tecnológico que idealiza um mundo onde tudo ao redor do indivíduo seja fundido com a internet. Criando, assim, um mundo cada vez com menos barreiras entre o real e o virtual.  Atualmente, isso é visto em carros que estacionam sozinhos, roupas que aferem temperatura e batimentos cardíacos, portas com leitor biométrico, realidade aumentada via óculos específicos, etc.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br