Programa de Desenvolvimento Docente promove palestra sobre Projeto 'Escola'

O Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) da Pró-Reitoria de Ensino Superior da Uniube promoveu nesta semana uma palestra sobre o Projeto “Escola”. Durante o 2º semestre deste ano, o PDD propicia Relatos de Experiências por meio da proposta de formação docente. Os relatos se remetem à Utilização de Metodologias Ativas aplicadas pelos docentes em sala de aula e em outros espaços de aprendizagem.

O primeiro relato foi apresentado pela professora Renata Maria de Almeida Borges e teve com objetivo socializar, com os pares, a experiência de sucesso realizada com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Pedagogia. “A professora Renata Borges enfatizou que a construção do conhecimento se deu a partir do exercício da autonomia dos alunos na busca de todas as informações necessárias para a criação de uma escola”, explica a professora, coordenadora do programa, Lilian Biagioni de Lima

Além disso, foi esclarecido que, muitas vezes, o fracasso desse tipo de empreendimento acontece por falta de conhecimentos necessários dos graduandos. “Ela ressaltou que, nesta metodologia, os alunos são os protagonistas e o seu papel como professora é o de mediar todo o processo, esclarecendo as dúvidas e apontando caminhos. Contou também com a participação de docentes de outros cursos, que se prontificaram a auxiliar os alunos com conhecimentos específicos de outras áreas”, continua

Ainda segundo a professora, ficou claro, durante o relato, que ao longo do processo foram construídos conhecimentos conceituais (pedagógicos), procedimentais (estratégias de planejamento) e atitudinais (colaborativos). “Neste momento, em que a educação superior brasileira necessita avançar no sentido de preparar bem os profissionais que forma, a UNIUBE preocupa-se em formar profissionais que atuem no mundo do trabalho de forma ética, responsável, reflexiva e criativa. O relato da professora Renata Maria de Almeida e Borges foi muito oportuno e significativo para todos os docentes presentes”, conclui a professora Lilian.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br