Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia participam do maior congresso da área no país

As alunas do curso de graduação em Odontologia: Tayná Queiroz, Valeria Jacinto e Gabriela Tiago, juntamente com as mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGODO): Isabela Guerra Gontijo e Gabriella Rodovalho Paiva, participaram da 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). O congresso, que é o maior evento científico da área na América Latina, aconteceu na primeira semana de setembro em Campinas (SP).

Mesmo com a presença em outros congressos da área, essa é a primeira vez que Tayná apresentou um trabalho. Satisfeita com o evento e com os novos aprendizados que adquiriu, compartilha a relevância dessa participação. “É importante porque aprendemos com as pesquisas de outras pessoas, então é uma boa visão tanto para o mercado quanto para a vida pessoal, já que desenvolvemos uma habilidade de prestar atenção em detalhes que antes não tínhamos e para o paciente isso é muito bom”, compartilha.

Participação inovadora também para Gabriella Paiva, que, mesmo com a apresentação de trabalhos outras vezes no Congresso pela graduação, foi a primeira como aluna do Mestrado. “O SBPqO é um congresso em nível nacional e participar é um grande privilégio. Ele proporciona uma diversidade de trabalhos e isso impulsiona a minha busca por conhecimento e aprimoramento profissional. Eu acho que a participação em congressos é de extrema importância, pois é assim que os profissionais se atualizam. Pude ver trabalhos de cada ‘cantinho’ do Brasil e posso dizer que voltei com novas ideias”, enaltece.

Além dos alunos, a professora da graduação em Odontologia e do PPGODO, Denise Tornavoi de Castro, também marcou presença com a apresentação de um trabalho no Congresso. Ela enfatiza que, como docente, a atualização profissional em eventos desse porte é de extrema importância. “A minha participação se deu com um trabalho desenvolvido juntamente com pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sempre que possível participo deste tipo de evento uma vez que se trata de uma excelente oportunidade para representar a Universidade com a divulgação das pesquisas aqui realizadas, bem como trocar experiências com pesquisadores de outros centros de pesquisa”, finaliza.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br