Uniube promove Workshop gratuito sobre o uso de Sistemas de Informações Geográficas

A Universidade de Uberaba (Uniube) promove, no dia 16 de agosto, o workshop “Uso do Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no Licenciamento Ambiental”. O evento aberto e gratuito acontecerá no Anfiteatro da Biblioteca Central, no campus Aeroporto da Uniube, a partir das 19h.

O objetivo do workshop é o de explanar sobre a diferença entre SIG e Geoprocessamento e apresentar conceitos importantes para o licenciamento ambiental. “O profissional instrumentalizado no SIG saltará à frente no mercado de trabalho por ser capacitado nessa área tecnológica emergente e altamente funcional, capaz de levantar e processar um gama de dados, analisar e representar diversas informações que compõem o seu objeto e objetivo de estudo ou trabalho”, explica a coordenadora do curso, Aline Claro de Oliveira.

Ainda segundo ela, para os profissionais da área ambiental é de extrema importância conhecer o SIG. “Por exemplo, se deseja instalar um aterro sanitário, alguns critérios deverão ser levados em consideração para a escolha da área para instalação, como a geologia, o tipo de solo, proximidade de área urbana, se está na rota de um aeroporto, proximidades de redes de drenagem, entre outros que o técnico considerar importante. A partir dessas informações, em ambiente SIG é possível determinar quais áreas são mais adequadas para a instalação do novo empreendimento. O que economiza tempo e recursos”, esclarece.

O SIG é uma geotecnologia que possibilita visualizar, manipular, analisar e transformar uma informação geográfica num ambiente digital gerando uma nova informação de acordo com o estudo que se está sendo realizado. O público-alvo do evento são profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental e áreas afins. Durante o curso, será abordada a diferença entre SIG e Geoprocessamento, além de conceitos importantes que demonstram a multidisciplinaridade da ferramenta. A proposta é disseminar o uso da tecnologia na cidade.

Curso introdutório SIG

A Uniube realiza, ainda, o curso de extensão introdutório de Sistema de Informação Geográfica (SIG) com o software ArcGis 10.6, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Na formação, serão iniciados os conceitos de SIG e as ferramentas do programa.

De acordo com o professor Leonardo Campos de Assis, o curso oferece a possibilidade do profissional se inteirar sobre uma das mais utilizadas ferramentas para análise e manipulação de informações espaciais, ArcGIS. “Esta primeira oferta tem por objetivo capacitar alunos iniciantes. Serão introduzidos os conceitos de SIG e as ferramentas do programa ArcGIS utilizados para visualizar feições do mundo real, descobrir padrões, obter informações e fornecer estas informações em forma de mapas. Aplicações importantes que vêm ganhando cada vez mais espaço no campo das engenharias (exemplos: Eng. Ambiental, Civil, Agronômica, entre outras), contudo, há possibilidade de extensão para outros cursos”, pontua.

Durante o workshop, a coordenadora e os docentes do curso introdutório estarão presentes para tirar as dúvidas dos interessados no curso. Para realizar a inscrição, acesse o linkhttp://uniube.br/cursosDetalhes.php?curso=2485&modalidade=2&cursoTipo=4&p=2&m=&i=Array

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br