Extensão: Projeto Água conscientiza crianças sobre a preservação de recursos hídricos

O projeto “Pelas Tramas da Cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos”, mais conhecido como “Projeto Água”, visa sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da preservação da água de forma mais atrativa. Ele tem a participação de docentes da Universidade de Uberaba e colaboradores do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES). Até o momento, duas escolas já foram visitadas e a previsão é a de que, até setembro, outras dez sejam alcançadas.

Para a aplicação do projeto, são desenvolvidos materiais didáticos virtuais com o tema água, assim como a produção de cartilhas, vídeos, jogos e até mesmo um aplicativo. “Mostramos que é possível propor uma aula fora dos padrões convencionais e que trate a educação ambiental com a devida relevância. Precisamos ir além de uma simples exposição do conteúdo; é preciso inovar a forma como tratamos o tema, mexer com o aluno de tal forma que os conceitos sejam de fato praticados em sua vida e que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.  Este é o alicerce do projeto”, explica a coordenadora do projeto, professora Gabriela Marcomini de Lima

Atualmente, o projeto está sendo executado como extensionista com o objetivo de aplicar os materiais produzidos em escolas de educação básica da rede pública e particular de ensino. “Estas ações atualmente estão sendo realizadas pelos alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (EaD) e Pedagogia (presencial), sob orientação dos docentes vinculados ao projeto. Os alunos entram em contato com a escola, apresentam o projeto e, caso a escola manifeste interesse em participar, os professores interessados são acompanhados pelos alunos do projeto na aplicação dos materiais”, esclarece.

A coordenadora ainda informa que, após a exposição do projeto nas escolas, é aplicado um questionário de avaliação do material produzido, que será utilizado como base para a publicação de um artigo. “Temos alunos de Uberaba e Uberlândia atuando no projeto, com previsão de abertura de participação em outras localidades do Brasil no ano de 2019 (por tratar-se de um projeto de extensão, voltado também aos alunos da educação à distância). As escolas participantes do projeto recebem um kit composto pela cartilha e pelos DVDs, que também produzimos em meio físico”, complementa a professora Gabriela.

O Projeto Água-Uniube teve início no ano de 2016 a partir da seleção em um edital da Agência Nacional de Águas em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Atualmente estamos recrutando alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, mas nada impede que alunos de outros cursos que estejam interessados na proposta nos procurem para que ampliemos o público-alvo”, conclui a coordenadora.

Contatos para a imprensa

E-mail: assessoria.imprensa@uniube.br