Alunos de Engenharia construíram ponte de palito de picolé que suportou 302 quilos | Acontece na Uniube

15 de junho de 18

Estudantes de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba (Uniube) foram desafiados a criar pontes resistentes com palitos de picolé para o Concurso de Pontes de Madeiras 2018. A competição faz parte da disciplina “resistência dos materiais” ministrada pelo professor Humberto Ritt.

A competição seguia as regras: Cada ponte deveria pesar no máximo de 1000g e um vão de 1 metro de comprimento. Deveria ser feita com palitos de picolé e fixada com cola branca. No centro da ponte deveria conter uma barra de ferro para ser colocado um gancho para medir a resistência dela e o resultado foi avaliado pela ponte que suportou a maior carga.

Os alunos Gabriel Ramalho, João Vitor Cardoso, Leiliane de Fatima, Marcus Evandro e Victor Goulart desenvolveram uma ponte de 995g com cerca de 800 palitos, que suportou 302kg, conquistando o primeiro lugar da competição. A segunda colocada aguentou 210 kg e a terceira 180 kg.

O modelo da ponte foi pensado estrategicamente para competição. “Fizemos pesquisas e cálculos e percebemos que pontes em arco se forem bem executadas suportam muito peso devido a compressão está estrategicamente no arco que possui uma maior resistência a este esforço, explica Gabriel.

O aluno fala da importância de participar no evento que tem a finalidade de relacionar teoria e prática. “Mais que um evento, o concurso de pontes de madeira é uma oportunidade de se praticar engenharia, através da construção de um protótipo de ponte, feita de palitos de picolé. Para mim o real sentido de uma competição como essa, deve ser objetivar o melhor resultado possível e superar as suas próprias expectativas, mostrar o seu potencial para todos através de um dos seus primeiros projetos de engenharia. É preciso ter a consciência de que a pontuação é somente consequência de um trabalho bem feito. Gostaria de finalizar agradecendo o do nosso prof. Humberto Ritt pelo comprometimento, dedicação e entusiasmo demonstrados na competição e ao MOCC pela organização”.

Visita Técnica

Os alunos do curso de Engenharia Civil fizeram uma visita Técnica na Usina de Tratamento de Esgoto (ETE) coordenada pelo professor Vinicius Arcanjo da Silva. A visita é uma ação da disciplina de Saneamento 2 e também faz parte do Momento Científico da Civil (MOCC).

Este evento é fundamental no processo de aprendizagem dos alunos sobre o funcionamento de um sistema de tratamento de esgotos. A ETE visitada contempla as diversas etapas para tratamento de esgoto além de sistemas inovadores de desidratação de lodo e eliminação de agentes patógenos dos resíduos da ETE.