Trabalho de professoras da Pedagogia EAD Uniube é aprovado em congresso internacional | Acontece na Uniube

05 de junho de 18

As professoras Cinayana Silva Correia e Mônica Aparecida de Oliveira Cruz do curso de Pedagogia EAD da Universidade de Uberaba (Uniube) tiveram o trabalho, “Portinari aos olhos do pré I: ensino e aprendizagem da arte por meio do brincar”, aprovado para ser apresentado no VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, que acontecerá de 10 a 13 de julho de 2018, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, Portugal.

“Proporcionar às crianças o conhecimento e a apreciação de obras de arte, cujos temas lhes são familiares. Foi pensando nisso que o subprojeto “Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola” - Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (CAPES), desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia na modalidade de ensino a distância, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Uberaba (CEMEI) Minas Gerais, Brasil, elaborou uma exposição a partir de trabalhos desenvolvidos com as crianças sobre as pinturas do artista brasileiro Cândido Portinari, obras que retratam as brincadeiras infantis”, explica a professora Cinayana como surgiu a ideia do projeto.

Para a educadora Mônica, o objetivo do trabalho é aproximar os pequenos com suas próprias vivencias. “Proporcionar às crianças o conhecimento e a apreciação de obras de arte, cujos temas lhes são familiares, aproximando-as de suas próprias vivências, potencializando a escola a criar situações e abordagens do ensino e aprendizagem da arte na escola de forma prazerosa e significativa”, afirma.

O VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, possibilita uma plataforma internacional para refletir sobre o distanciamento entre a formação e a atuação no terreno. Permite debater aspetos concretos em torno da formação de professores na perspectiva da prática profissional, desde a aprendizagem da arte no ensino básico até os desafios de ensinar arte na contemporaneidade.