Ex-aluna de Direito tem projeto aprovado no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva | Acontece na Uniube

05 de junho de 18

A ex-aluna do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube), Ana Cláudia Pinto Gomes, teve trabalho aprovado no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O projeto é proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por ela, sob a orientação da professora Jussara Melo Pedrosa. O evento acontecerá do dia 26 a 29 de julho no Rio de Janeiro (RJ).

Ana Cláudia explica que o trabalho se trata da Síndrome de Burnout e suas implicações jurídicas. A Síndrome é caracterizada como um distúrbio psíquico, de caráter depressivo. Ela é resultado do esgotamento físico e mental intenso, com causa voltada à vida profissional. “O objetivo foi discutir aspectos relevantes que demonstrem o nexo de causalidade entre a Síndrome de Burnout e o trabalho, identificando as repercussões jurídicas a respeito da referida temática”, esclarece Ana Cláudia.

O trabalho é intitulado “Síndrome de Burnout: Uma doença ocupacional relacionada ao trabalho”. Por ter uma formação anterior em Terapia Ocupacional, a ex-aluna decidiu abordar esse tema que possui bastante relevância no país. “O Brasil, atualmente, encontra-se em segundo lugar no índice de ocorrência da referida Síndrome, perdendo apenas para o Japão. Discutir as repercussões jurídicas de quem é acometido pela Síndrome, foi um desafio proposto para o TCC em buscar estratégias e soluções para que os direitos do indivíduo não sejam violados, principalmente nas esferas trabalhista, civil e previdenciária”, reforça.

O trabalho foi aprovado na modalidade Comunicação Oral, na área temática Direitos, Justiça e Saúde. A orientadora do trabalho, professora Jussara, afirma que a expectativa com relação ao evento é grande. “Irão promover debates de questões decorrentes da crise atual, como a questão do desmonte do SUS, a defesa das conquistas da saúde coletiva, dos direitos e da própria democracia brasileira, de forma a proteger e aperfeiçoar os avanços conquistados”, completa.

A professora pontua ainda que o país passa por grandes preocupações, com uma intensa turbulência política e econômica. “ A Constituição da República de 1988 foi a primeira constituição brasileira a positivar o direito a saúde como direito fundamental. Este evento será uma excelente oportunidade de apresentar uma produção cientifica que demonstra a importância entre o direito à saúde e mercado de serviços, ou seja, divulgar a doença da Síndrome de Burnout no meio jurídico”, conclui.