Professora da Uniube organiza livro de pesquisas sobre o professor e a Educação Básica | Acontece na Uniube

17 de maio de 18

A professora da Universidade de Uberaba (Uniube), Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, organizou o livro “Pesquisas sobre o professor e a educação básica”. A obra está inscrita nas atividades do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia (NEPAFi), na linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube. A publicação reúne resultados de pesquisas realizadas na área de educação e tem a participação de professores e ex-alunos da Universidade.

Roberto Lins Marques, docente do curso de Direito da Uniube, aborda o tema “Em busca de uma pedagogia humanista para o curso de Direito” na obra. A temática “A formação pedagógica do professor universitário” é desenvolvida no livro pelo professor de Direito Joamar Zanolini Nazareth. A professora do curso de Pedagogia à distância, Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira, apresenta os resultados da sua pesquisa “Poéticas visuais em portfólios de alunos do Colégio Ricardo Misson de Uberaba, MG”.

A obra parte de dois eixos: o professor e a educação básica e a relevância de aproximar a investigação educacional da realidade da universidade e da escola de educação básica. Para isso, o livro socializa produções de investigadores dos programas de pós-graduação em Educação de 16 universidades do Brasil.

“Múltiplos são os caminhos e as metodologias para circunscrever os estudos sobre a educação. Tanto a universidade que organiza o presente livro, como a investigação realizada pelos autores, são exemplos dessa realidade enquanto espaço de cruzamento e de confluência entre várias concepções e abordagens que se abrem a novos enfoques”, menciona a professora organizadora Sueli Teresinha de Abreu.

Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, a Dra. Sueli Teresinha de Abreu Bernardes é pesquisadora CAPES, CNPq e FAPEMIG. Sueli Teresinha é membro do ​Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da ​Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste, ​da ​Association Internationale Gaston Bachelard​ e da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos.

O livro “Pesquisas sobre o professor e a educação básica” é da editora CRV, com trabalhos de 36 pesquisadores de 16 universidades do Brasil.