Professora da Uniube participará do III Congresso de Direito e Literatura | Acontece na Uniube

Professora da Uniube participará do III Congresso de Direito e Literatura

28 de março de 18

A professora do curso de Direito da Universidade de Uberaba,  Dra. Thaísa Haber Faleiros irá participar da comissão científica do III Congresso de Direito e Literatura da Universidade Federal de Uberlândia. O Congresso busca promover a reflexão e conscientização sobre a importância das artes, especialmente a literatura, como meio de denúncia e instrumento de estudo crítico da história do Brasil nos momentos que antecederam a Constituição de 1988.

A professora explica que o evento usará, como referência para discutir a evolução histórica do constitucionalismo brasileiro, diversas obras literárias, escolhidas por representarem as circunstâncias sociais que permearam o advento das sete Constituições que o Brasil produziu, bem como de suas reformas. “Fazer um balanço do constitucionalismo brasileiro, que pode ser conceituado como o movimento político-social que pretende limitar o poder e estabelecer o rol de direitos e garantias fundamentais é de extrema importância, sobretudo por conta do momento de fragilidade pelo qual passa o nosso país”, explica.

Ainda de acordo com a Dra. Thaísa o convite para integrar a comissão científica do evento, bem como para participar de uma das mesas de discussão, é motivo de comemoração, já que representa a consolidação do trabalho no Grupo de Estudos em Direito e Literatura (Legis Literae), coordenado por ela no âmbito do Curso de Direito. O Legis Literae faz parte do projeto Interinstitucional “Perspectivas Interdisciplinares na Educação”, financiado pelo CNPq e Fapemig, coordenado pela professora Dra. Sueli Bernardes do Mestrado em Educação da Uniube.