Professor de Direito da Uniube lança quarta edição de livro | Acontece na Uniube

Professor de Direito da Uniube lança quarta edição de livro

20 de março de 18

O professor, André Del Negri, do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube), lançou a quarta edição do livro “Direito Constitucional”. A obra possui cerca de 900 páginas e reafirma a opinião do autor sobre temas polêmicos. Como novidade, esse volume aborda sobre arte e liberdade de expressão, tendo em vista os ataques às exposições de arte e peças de teatro canceladas por instituições.

Segundo o professor, a quarta edição além de debater a liberdade de expressão e o posicionamento do Estado-juiz na prestação da atividade jurisdicional, ainda aborda as condutas nas redes sociais e o ódio ao outro. “Os recentes debates jurídicos no Brasil trouxeram situações inéditas que nem os constitucionalistas tinham realmente imaginado: afinal, o que aconteceu nos últimos 30 anos no Brasil? Tem-se uma abissal desigualdade social, cidadania precarizada, direitos rapinados, democracia abatida, parcos investimentos em educação. Pensamos tanto em corrigir isso tudo”, explica.

Sobre a nova edição o professor afirma que se sente comprometido com a pesquisa na atualidade brasileira dos estudos jurídicos. “O estudo tomado em aspecto científico possibilita a ultrapassagem de concepções equívocas. Ao reconhecer isso, devemos nos encabular diante do dogmatismo. Não por acaso, Karl Popper, “o epistemólogo austríaco do Século XX”, dizia que a “nossa ignorância é preocupante e ilimitada”, porque “a cada passo que avançamos, a cada problema que resolvemos, não apenas descobrimos novos problemas não solucionados como também descobrimos que, ali onde acreditávamos pisar em terreno firme e seguro, tudo, na verdade, é inseguro”. Mostra disso talvez seja lançar um livro em 4ª edição revista e ampliada, com quase 900 páginas”, finaliza.

O Prof. Del Negri é Doutor em Direito, com mestrado em Direito Constitucional pela UFMG. Leciona há cerca de 20 anos no curso de Direito da Universidade de Uberaba. É autor de livros como: Segredo de Estado no Brasil e Controle de constitucionalidade no Processo Legislativo, ambos publicados pela Editora D’Plácido.