Professor da Uniube publica dois livros sobre Gestão da Produção e Operações | Acontece na Uniube

Professor da Uniube publica dois livros sobre Gestão da Produção e Operações

15 de março de 18

O professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Uberaba (Uniube), Wagner Cardoso, lançou dois livros intitulados:  Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) para Hospitais e Engenharia de Métodos e Produtividade. As obras são frutos da experiência do docente na área de Gestão da Produção e Operações. Elas estão disponíveis para vendas online pelo site da Amazon.

Os livros, segundo o professor Wagner, foram produzidos ao longo de 11 anos de experiência, por isso, são destinados à aplicação prática pelas empresas. “Aliei minha sólida formação às minhas experiências e vivências em empresas de diversos segmentos (educação, fábricas de vários segmentos produtivos, prestadoras de serviços e comércio). Os dois são livros extremamente aplicáveis no dia-a-dia das empresas, pois este foi um dos meus maiores focos, que os mesmos sejam próximos da realidade brasileira, e não mais dois livros teóricos”, explica.

O livro “Engenharia de Métodos e Produtividade” trata-se de uma obra que faz com que o leitor seja capaz de compreender e elaborar estudos de tempos e movimentos em qualquer segmento produtivo.  “A Engenharia de Métodos é de extrema importância para determinar-se a capacidade produtiva, os custos de produção, os indicadores de desempenho, além de abordar com afinco o estudo de movimentos, focando nos movimentos que agregam valor, e assim reduzindo desperdícios e atividades que não agregam valor ao processo. Ou seja, sem a Engenharia de Métodos e o Estudo de Tempos e Movimentos não é possível determinar a real capacidade produtiva, não é possível elaborar o Planejamento e Controle da Produção (PCP), e não é possível determinar com veracidade e precisão os reais custos de produção e consequentemente a real margem de lucro que os produtos estão trazendo à empresa”, descreve o professor.

Já o livro Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) para Hospitais traz o tema S&OP que pode ser considerado uma ferramenta do processo de gestão do nível tático e com abrangência gerencial de nivelamento da demanda com o fornecimento de recursos. “O S&OP tem o propósito de alinhar a capacidade produtiva com a demanda dos clientes para reduzir sobrecargas, subcargas e ociosidades, e consequentemente custos da operação. Com a implantação correta do S&OP o hospital ganha em agilidade e flexibilidade nas respostas aos anseios dos pacientes, organização do fluxo de materiais e informação e da execução dos processos de atendimento e suprimentos, maior controle e monitoramento do que foi previsto comparativamente ao que está sendo realizado, dentre outros pontos”, complementa.

Além das duas obras publicadas, o professor Wagner, já possui a publicação de um capítulo no livro “Estratégias para Planejamento e Controle de Produção”, da Pearson em parceria com a Uniube EAD.  Sobre as obras, reforça que se trata de uma concretização de anos de trabalho. “Sinto-me honrado e agradecido em poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com todos que tenham interesse. Este conhecimento estava limitado às minhas aulas e aos meus alunos, agora está disponível a nível mundial”.

Confira os livros pelo site: www.amazon.com/author/wagnercardoso