Inovação: Ex-aluno do Mestrado em Engenharia Química abre empresa inspirada no curso | Acontece na Uniube

12 de março de 18

O Mestre do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – Mestrado Profissional, Francisco Silva, aproveitou os conhecimentos adquiridos na disciplina “Processo de Inovação Industrial” do Mestrado e desenvolveu a empresa Safer Consultoria em SSMA. O negócio visa oferecer soluções para maior produtividade, segurança, valor ambiental, melhoria de processos e rentabilidade nos empreendimentos.

Francisco compartilha que sempre teve interesse em seguir área acadêmica e viu no Mestrado Profissional, uma oportunidade de trilhar esse caminho e, ao mesmo tempo, atender às indústrias.  “O Mestrado foi um período de descoberta de novos conhecimentos, cada disciplina cursada de acordo com o seu grau de dificuldade. Elas também nos preparam e capacitam para que possamos estruturar nossa dissertação dentro dos padrões exigidos. Os professores foram fundamentais dentro e fora de sala de aula, nos auxiliando para que pudéssemos ter a melhor formação possível. Os colegas de sala também foram de suma importância nas discussões e contribuições de acordo com a vivência de cada um deles”, afirma.

O ex-aluno entregou ao programa uma carta de agradecimento ressaltando a importância do Mestrado para essa conquista. A professora que ministra a disciplina, Profa. Dra. Elizabeth Uber Bucek, reforça a alegria em receber tamanho reconhecimento. “É gratificante constatar através da carta de agradecimento do recém Mestre Francisco de Assis da Silva Jr., que o curso de Mestrado Profissional em Engenharia Química da Uniube cumpre com o seu papel frente a sociedade, de acordo com a realidade e demanda do mercado. Através da disciplina de Inovação, o mestrando foi motivado, e adquiriu firmeza e coragem para concretizar o seu sonho, que era montar uma empresa”, destaca.

O Programa foi aprovado pela CAPES na Área de Concentração “Desenvolvimento de Processos Químicos Agroindustriais​” com “Linha de Pesquisa "Inovação em Processos Agroindustriais e em Energia Renovável” e planejado com a missão de promover e realizar a integração Universidade–Empresa para contribuir com o desenvolvimento agroindustrial e empresarial do País.  “Esse Mestrado abre possibilidades, como na movimentação de um leque, a amplitude de possibilidades aumenta, os profissionais adquirem segurança para realizar atividades antes intangíveis, mas que, de repente, se tornam perceptíveis e com o suporte das novas competências implementam-se inovações”, explica o coordenador do Programa, Prof. Dr. José Roberto Delalibera Finzer.

Defesa

Francisco defendeu a dissertação na primeira semana de março. O trabalho foi sobre a Ação das Micro-ondas no Lodo Orgânico de Abatedouros de Aves. Esse trabalho teve por objetivo trazer novas possibilidades de aproveitamento do lodo de efluentes industriais de abatedouros de aves. “Hoje, me sinto muito feliz, em concluir esta etapa, sabendo que isto foi um importante degrau obtido rumo aos objetivos de minha carreira acadêmica, tornando-me um profissional cada vez mais qualificado, frente aos desafios propostos”, destaca o Mestre Francisco.

Para o coordenador, prof. Finzer, participar desse momento, que é a última etapa para a obtenção do Título de Mestre, é um privilégio. “O Curso de Mestrado tem sido discutido por profissionais de grandes empresas do setor químico e agroindustrial da região como algo de qualidade que veio para exercer a sua função de cooperação   Universidade -Empresa com a sua missão de inovação e desenvolvimento de processos agroindustriais. Para nós, docentes do grande programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNIUBE, fica a sensação de que estamos cumprindo a nossa função com o melhor de nossas possibilidades e o brilho dos resultados é um indicativo do futuro promissor do curso contribuindo para inovação e otimização dos processos químicos e agroindústrias da região e do país”, finaliza.