Uniube Uberlândia lança curso de Qualificação Pré-Universitária | Acontece na Uniube

Uniube Uberlândia lança curso de Qualificação Pré-Universitária

27 de fevereiro de 18

Em parceria com a Superintendência Regional de Ensino em Uberlândia – SRE, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube criou o primeiro Curso de Qualificação Pré-Universitária “Internet das Coisas, Automação para Jovens Empreendedores”, que começa no dia 7 de abril com duração de um ano.

O curso oferecido pela Uniube será destinado a estudantes do terceiro ano do ensino médio. As 32 escolas públicas de Uberlândia poderão indicar seus melhores alunos para participarem do processo de seleção que será realizado pela Uniube no Campus Marileusa. Os classificados receberão um ano de treinamento especial para capacitá-los a criar e comercializar soluções com aplicação da Internet das Coisas.

A “Internet das Coisas”, também conhecida como IoT (Internet of Things) é um conceito tecnológico que idealiza um mundo onde tudo ao redor do indivíduo seja fundido com a internet. Criando assim um mundo cada vez com menos barreiras entre o real e o virtual.  Atualmente, isso é visto em carros que estacionam sozinhos, roupas que aferem temperatura e batimentos cardíacos, portas com leitor biométrico, realidade aumentada via óculos específicos, etc.

No curso, os alunos vão estudar conteúdos de empreendedorismo, matemática aplicada, eletricidade instrumental, lógica aplicada à programação, internet das coisas e automação. Ao final, os alunos terão de desenvolver de forma prática um projeto de conclusão de curso.

Os benefícios para a educação na cidade são grandes. No que diz respeito aos alunos, esse será o primeiro momento de ligar suas atividades ao empreendedorismo, os estudantes terão mais espaço no mercado de trabalho com empregos voltados para o setor de tecnologias e vão concorrer a torneios com seu projeto. Tudo isso oferecido de forma gratuita pela Uniube.

Para as escolas, a valorização e o reconhecimento de ter seus melhores alunos elaborando projetos de tecnologia e automação elevando a autoestima de professores e alunos. Além de ser um incentivo para o investimento na melhoria do rendimento nas disciplinas de matemática e português. Segundo o superintentende regional de ensino, Jakes Paulo, é de extrema importância a participação das escolas nesse projeto, " chega ser um crime educacional privar os alunos do direto de aprender", afima Jakes.

Já para a Uniube, o projeto serve para consolidar a universidade através de ações extencionistas junto com a comunidade e aproximar as escolas do meio universitário, permitindo que os alunos já comecem, desde cedo, a vislumbrar o ensino superior.

Segundo o diretor do curso, professor Edmilson Campos, essa iniciativa é uma ação de responsabilidade social da Uniube com o apoio da Secretaria Regional de Ensino que tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela área tecnológica. “E uma oportunidade para alunos do ensino médio aprender e empreender utilizando internet das coisas, desenvolvendo produtos e aplicativos de automação”, afirma Campos.