Pós em Segurança da Informação realiza palestra com perito criminal da PF | Acontece na Uniube

Pós em Segurança da Informação realiza palestra com perito criminal da PF

24 de fevereiro de 18
1 / 1

O curso de Especialização de Segurança da Informação da Uniube traz, nesta segunda-feira (26), a palestra “A Perícia Computacional na Polícia Federal”, com o Prof. Gilson Marques, Perito Criminal Federal. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá no Bloco G, sala 2G03, às 19h, no Campus Aeroporto, em Uberaba/MG. As vagas são limitadas.


A Perícia Computacional abrange todas as questões relacionadas à ciber-crimes, estudando como coletar evidências de crimes e violações, analisando e documentando casos. Consiste no uso de métodos científicos para preservar, coletar, validar, identificar, analisar, interpretar, documentar e apresentar evidência digital.


O professor palestrante, Gilson Marques, é Perito Criminal Federal, lotado na Delegacia de Polícia Federal em Uberlândia/MG. É mestre em Ciência da Computação, na área de Segurança da Informação, especialista em Redes de Computadores; especialista em Telecomunicações; e graduado em Ciência da Computação, toda titulação conferida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É autor dos livros “Segurança da Informação para Leigos” e “Segurança em Sistemas Linux”.


O coordenador do curso de Especialização em Segurança da Informação, Gilvan Gomes, explica que os exames periciais geram provas irrefutáveis, e os laudos periciais embasam processos judiciais, auxiliando o juiz a tomar a decisão mais justa. “Na perícia computacional não é diferente, e na maioria das ocasiões, em função do nível de detalhes da tecnologia atual, o laudo é parte fundamental numa investigação ou em um processo, de modo a traduzir as questões afeitas à tecnologia e à segurança da informação para o meio jurídico”, esclarece o coordenador. Tais questões, bem como os desafios da perícia computacional serão abordadas na palestra.