Alunos de Medicina realizam trote solidário em asilo | Acontece na Uniube

Alunos de Medicina realizam trote solidário em asilo

19 de fevereiro de 18

A ação solidária já acontece há vários anos e, dessa vez, 35 estudantes, a maioria calouros do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube), doaram alimentos e itens de higiene pessoal aos internos do Asilo Santo Antônio, em Uberaba-MG, e promoveram uma manhã de interação com os idosos, no último sábado (17). A Uniube proíbe o trote dentro do campus e repudia qualquer ação depreciativa e de violência na recepção de seus alunos. O trote solidário é uma ação incentivada pela Universidade, como forma de acolhimento e integração entre os universitários.

A aluna do 2º período de Medicina, Drayna Versone, é uma das veteranas que ajudou na organização do trote solidário. Segundo ela, essa é uma forma de mostrar aos novatos que a universidade não é só um ambiente de amizade, mas também de responsabilidade social. “A proposta veio da diretoria social da Atlética da Medicina com objetivo de acolher os novos alunos e mostrar para eles a realidade dos pacientes que eles vão atender no futuro. É uma forma de mostrar que eles estão inseridos numa sociedade que precisa muito da ajuda de todos. Nós queremos que os calouros se sintam acolhidos e reprovamos qualquer ato depreciativo, violento ou de constrangimento nos trotes”, explicou.

A caloura Andressa Cintra Ferreira, veio de Santa Helena de Goiás-GO, para cursar Medicina na Uniube e diz que se surpreendeu com a acolhida da universidade e dos veteranos. “Eu já participava de um grupo de assistência à idosos assim na minha cidade, eu não esperava encontrar isso aqui. A gente tem uma visão ruim de trote, e quando os veteranos nos convidaram para essa ação solidária gostei ainda mais da universidade. É muito bom para quem recebe a ajuda e para quem faz também”, afirmou Andressa.

Para o calouro e uberabense Henrique Dias de Matos, o trote solidário possibilita um aprendizado que qualquer médico e outros profissionais precisam ter para a carreira. “É muito importante além de ter conhecimento técnico, a gente precisa ter um conhecimento humanitário, e os veteranos estão dando essa oportunidade de conhecermos pessoas e isso faz a diferença na formação de um médico”, disse Matos.

A parceria com o Asilo Santo Antônio rendeu muitas doações. Os calouros da turma 37 de Medicina tiveram que arrecadar itens de alimentação e higiene pessoal. A arrecadação superou a expectativa do grupo. “Não conseguimos nem trazer todos os itens arrecadados de uma só vez. Ainda tem muitas doações que vamos trazer ao longo da semana. Arrecadamos principalmente arroz, açúcar, achocolatado, macarrão, e itens de higiene pessoal, como sabonetes e shampoo. Com certeza fará a diferença para eles”, concluiu Drayna.