MPHU da Uniube aumenta em 128% o número de transplantes renais em 2017 | Acontece na Uniube

MPHU da Uniube aumenta em 128% o número de transplantes renais em 2017

16 de janeiro de 18
1 / 1

O ano de 2017 encerrou com resultados positivos para o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).  O hospital que contou com mais de 65 mil consultas ambulatoriais, realizou, no ano passado, grande parte dos transplantes renais na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.


Com mais de 490 médicos compondo o corpo clínico, o MPHU efetuou 6852 cirurgias e 2329 partos. Quanto às internações, foram registradas mais de 11 mil. De acordo com o diretor técnico do hospital, Galvani Salgado Agreli, o ano passado consolidou práticas, prezou ainda mais pela segurança do paciente e pelo tratamento humanizado. “No ano de 2017 ampliamos bastante a nossa produção de maneira geral. Foi um ano de crescimento e isso é reflexo do nosso trabalho e a população em geral, sendo atendida pelo SUS ou não, ganhou muito nos últimos 3 anos com a presença do Hospital Mário Palmério”, enaltece.


Em 2017, também, o hospital foi habilitado nos serviços de Unidade Especializada em Doença Renal Crônica com Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise e diálise peritoneal) e Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia. “Em 2018 nós vamos tentar credenciar novos serviços, um deles é a cirurgia bariátrica, pelo SUS, que é um serviço que a cidade tem uma fila de espera bastante grande. Também, vamos promover a ampliação da UTI adulto em 10 leitos”, explica o diretor.


Os transplantes renais obtiveram grande destaque, de 7 realizados em 2016, o MPHU aumentou para 16 no ano passado.  Segundo o nefrologista Fabiano Bichuette Custodio, esse número reforça todo o empenho e cuidado da equipe que foi responsável por um número expressivo dos transplantes realizados na região do Triângulo e Alto Paranaíba em 2017. “A nossa expectativa no ano passado era a de realizar um transplante por mês, chegando a 12, então graças a Deus a gente conseguiu superar, realizando os 16 transplantes. E agora, nós esperamos aumentar cada vez mais esse número, principalmente com o aumento do número de doadores falecidos. Para isso, nós temos ampliado o número de pacientes inscritos em lista e contamos sempre com a conscientização de todos sobre a importância da doação de órgãos”, destaca o nefrologista.


 MPHU é recertificado pela ONA


Em 2016 o MPHU foi o primeiro hospital em Uberaba certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No ano passado, o hospital recebeu a recertificação da entidade. Essa acreditação significa que estão sendo aplicados os melhores métodos para assegurar a qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente. A análise inclui a assistência hospitalar, a clínica de hemodiálise, o laboratório de análises clínicas e todo o serviço de imagem do Hospital.


O MPHU é um hospital de ensino e participa de alguns projetos do Ministério da Saúde, dentre eles o Rede Cegonha, que visa aumentar o número de partos vaginais realizados, reduzindo o número de cesáreas desnecessárias. Além disso, proporcionar uma assistência mais adequada às gestantes e organizar o serviço no hospital.


 O hospital atende pelo SUS, particular e pelos convênios: Unimed, RN saúde, Pró Saúde, Promed, Caixa Econômica, IPSM-MG, Amil, Fusex, Delta Sucroenergia. Copass Saúde, Cemig Saúde, Med Prev, Sulamérica, Petrobrás, Ipsemg, entre outros.