Curso de Pós em Ortodontia promove palestra sobre o sistema CCO | Acontece na Uniube

Curso de Pós em Ortodontia promove palestra sobre o sistema CCO

22 de dezembro de 17
1 / 2
2 / 2

O curso de especialização em Ortodontia da Universidade de Uberaba (Uniube), realizou nos últimos dias 19 e 20 de dezembro, uma palestra com o ortodontista, Rogério Tupinambá. O evento foi aberto e contou com a explicação e divulgação do sistema CCO (Complete Clinical Orthodontics).


Rogério Amaral Tupinambá é especialista em ortodontia com ênfase em Ortodontia Invisível. Ele cursou mestrado em Biomateriais na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e está promovendo um tour pelo país para a divulgação do sistema CCO. “É uma filosofia onde você leva para o paciente resultados mais confiáveis, mais estáveis e com um tempo de tratamento adequado para que um problema que pode ser bastante complicado se tornar simples”, explica o especialista.


O coordenador do curso, prof. Dr. Marcelo Souza Gomes, explica que o sistema foi desenvolvido nos Estados Unidos, na Universidade de Nova York pelos doutores Martin Epstein e Celestino Nóbrega. “É um sistema interativo de ortodontia de alto ligado. Em 2008 eu tive a oportunidade de estar na Universidade de Nova York, estudando com eles e lá eu já tive contato com esse sistema. O CCO é uma prescrição de bráquetes utilizados no sistema autoligado que traz um maior conforto, uma maior segurança para o paciente, em menor tempo de tratamento, com um tratamento ortodôntico que possui baixos níveis de cárie devido a higienização ser facilitada, entre outras coisas”, esclarece.


Para o especialista Rogério, levar informação para quem está em formação é de extrema importância, já que possibilitará ao profissional escolhas assertivas no tratamento do paciente. “Quando você traz palestrantes de fora que tem uma filosofia diferente da que você tem na Universidade, você amplia muito as ideias dos alunos. Eles percebem que aquele mundo que eles vivem é muito maior do que eles imaginam. Isso abre a cabeça e faz com que ele, na formação, tenha possibilidade de buscar outras ideias e evoluir na técnica”, reforça.


E o pós-graduando da 10ª turma de Ortodontia, Leandro Guide, confirma isso. É a segunda vez que ele cursa uma especialização e acredita que o contato com profissionais externos acrescenta muito na formação profissional do estudante. “Eu busco sempre melhorar o meu aprendizado para melhorar o atendimento dos meus pacientes. Quando contamos com palestras de pessoas de fora, com novos métodos ou filosofias novas, é muito interessante porque esse é o futuro, são coisas que estão evoluindo e nós temos que interagir com isso para não ficarmos para trás. Precisamos esquecer da zona de conforto. Você tem que sair dela, buscar aprendizado porque o mundo é muito competitivo e não tem coisa melhor que isso, essas oportunidades que esses cursos fornecem”, destaca.


Sobre o espaço para novas abordagens no curso, o coordenador Marcelo reforça: “O lema do nosso curso é a excelência na formação do ortodontista. Para isso a gente, além de ter um corpo docente altamente qualificado, nós temos também a possibilidade de estar trazendo em Uberaba, para o nosso curso, o que há de mais moderno e atual no mundo em se tratando de ortodontia”, finaliza.