Professora do curso de Odontologia é premiada em evento científico internacional | Acontece na Uniube

13 de dezembro de 17

A professora do curso de Odontologia da Universidade de Uberaba (Uniube), professora Dra. Ana Paula Almeida Ayres, foi convidada para realizar uma apresentação oral no Congresso “Brazil-Japan Joint Research Workshop on Adhesive Dentistry” realizado em Piracicaba-SP. O trabalho intitulado “Mini-interfacial Fracture Toughness of Adhesive Systems Bonded to Plasma-treated Dentin” foi desenvolvido na Bélgica, durante um estágio no exterior de 12 meses. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da aplicação de plasma atmosférico não térmico na adesão à dentina, associado a diferentes sistemas adesivos. Dentre as metodologias desenvolvidas, o teste inovador “Tenacidade à Fratura Mini-Interfacial” avaliou a resistência de união dos diferentes tratamentos realizados. O painel recebeu um prêmio na categoria “Faculty/Professional Award”.

Esse evento foi financiado pela agência nacional FAPESP com colaboração da agência japonesa JSPS e reuniu mais de 285 participantes. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba recebeu representantes de mais de 45 unidades de pesquisa e ensino. O objetivo desta iniciativa foi consolidar as relações internacionais em pesquisa com as universidades do Japão e discutir um importante tópico da Odontologia que é a adesão dos materiais restauradores às estruturas mineralizadas dos dentes. “Essa premiação foi muito gratificante, pois ocorreu exatamente um ano após meu retorno ao Brasil. Foi uma forma de reconhecimento de toda dedicação e estudo que o estágio no exterior me proporcionou. Agradeço a todos os envolvidos” compartilhou Ana Paula.