Projeto Street Store acontece nesse sábado em Uberaba | Acontece na Uniube

Projeto Street Store acontece nesse sábado em Uberaba

23 de novembro de 17

Os alunos dos cursos de Medicina, Pedagogia e Psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube) desenvolvem, pela terceira vez, o projeto de extensão “The Street Store”. Ele acontecerá no próximo sábado (25), das 8 às 15 horas na praça Doutor Jorge Frange, no bairro São Benedito. O projeto tem como principal objetivo conceder aos moradores de rua a chance de escolher roupas, sapatos e outros acessórios por meio de uma loja de roupas a céu aberto, tudo gratuitamente. As peças são todas doadas.

A iniciativa é do grupo “Amigos de Igor”, criado em 2014, com o falecimento do estudante de medicina Igor Lombardi Penhalver. De acordo com a estudante de medicina, Maria Clara Borges Campos, o grupo se reuniu com um propósito em comum, homenagear um querido amigo. “Com o princípio de sempre carregar um sorriso no rosto, distribuindo alegria e semeando amor ao longo do caminho. Assim nasceu o grupo “Amigos do Igor”, formado por amigos próximos, familiares e voluntários”, reforça em nome do grupo.

Sobre o projeto, Maria Clara destaca a importância de resgatar a dignidade daqueles em situação de vulnerabilidade por meio do poder de escolha. “O projeto trabalha com o propósito de, com o auxílio do evento, estreitar vínculos com a população em situação de rua para, futuramente, desenvolver ações que possibilitem o empoderamento e a construção de projetos de vida dessa população”, explica.

O projeto “The Street Store” tem caráter mundial, tendo seu início em 2014 por meio de uma ONG localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Nesta edição em Uberaba, além da "loja de rua", o evento irá oferecer alimentação, cuidados médicos e apresentações culturais. Participarão os 15 integrantes do grupo “Amigos de Igor”, e mais de 100 estudantes voluntários.

Na edição anterior, em 2016, foram arrecadadas mais de sete mil peças para doação de roupas, que atenderam 485 pessoas e, na cozinha, foram feitas mais de 500 marmitas. “Enquanto projeto de extensão objetivamos implantar e implementar os pressupostos do The Street Store como boas práticas de humanização e cuidado para com pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos vivenciando novas formas de promoção da saúde, considerando esses como instrumento de trabalho vinculado aos princípios da Clínica ampliada e compartilhada. Esse ano, com a proposta renovada as ações extensionistas contemplam eventos científicos, pesquisas e atividades socioeducativas direcionadas às pessoas em vulnerabilidade. É um grande aprendizado para todos”, finaliza a coordenadora do projeto, professora Valeska Guimarães.