Engenharia Ambiental realiza atividade técnica em área de solo contaminado na região industrial | Acontece na Uniube

30 de outubro de 17

O curso de Engenharia Ambiental da Uniube Uberlândia promoveu atividade técnica em área contaminada com rejeitos de lama asfáltica em região que margeia o Residencial Gramado, o Parque Siquierolli (região de entorno de dois afluentes do Rio Uberabinha - córregos Liso e do Carvão) e o distrito industrial de Uberlândia.

As pesquisas sobre as alterações químicas no perfil do solo e possíveis impactos para a Área de Preservação Permanente (APP) são objeto de estudo da disciplina de Sistemas e Métodos em Solos e Geotecnia III e da atividade de campo. “Além da caracterização dos diferentes locais, o de melhor drenagem e onde foram encontrados os rejeitos, e o da APP que é tipicamente hidromórfico, os alunos compreenderam os diferentes modelos de amostragem de solo, suas particularidades e objetivos em um plano de manejo sustentável do solo”, frisa o professor Fabrício Pelizer, responsável pela atividade técnica da disciplina.

Com a atividade prática os alunos conseguem ampliar a aplicação do conteúdo de sala de aula, fortalecendo a capacidade de análise e tomada de decisão. A iniciativa ainda demonstra que a Uniube está atenta aos problemas ambientais do município e, por isso, propicia aos seus alunos a oportunidade de vivenciar situações e problemas típicos de sua área de formação.