Uniube Uberlândia promove 2ª Turma de Extensão em Práticas de Experimentação na Engenharia | Acontece na Uniube

30 de outubro de 17

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Prof. Dr. Fabrício Pelizer ministrou o Curso de Extensão em Práticas de Experimentação na Engenharia, reunindo alunos da Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, na Uniube, campus Uberlândia. O curso abordou modelos fatoriais de experimentos, teste ANOVA e comparação de médias aplicados às três áreas dos estudantes, para a tomada de decisão.

Um dos objetivos do minicurso é o de explorar o planejamento de experimentos, sua importância e abrangência na Engenharia, sempre voltado à pesquisa, inovação, resolução de problemas e melhoria de processos nas organizações. “Os alunos puderam compreender como planejar um experimento, selecionar e controlar variáveis, elaborar hipótese e garantir certos aspectos de confiabilidade e significância das variâncias obtidas ao final do experimento”, ressalta Pelizer.

O curso teve carga horária de oito horas e foi conduzido a partir de uma base teórica expositiva e com exercícios escritos, além de tratamento e análise dos dados experimentais de acordo com a área do participante, utilizando o R (uma plataforma internacional gratuita de modelagem estatística), instalado nos laboratórios de informática do campus Uberlândia.