Empretec é desenvolvido na Uniube com apoio da Unitecne

A Universidade de Uberaba (Uniube) recebeu o Empretec desenvolvido pelo Sebrae com o apoio da Unitecne (Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube). Durante seis dias de seminário, os participantes contaram com palestras e atividades que visam o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor.

A metodologia do Empretec é desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 34 países. No Brasil, ele é ministrado exclusivamente pelo Sebrae. Para participar, os interessados preencheram uma ficha de cadastro e, após uma seleção, foram direcionados para uma avaliação psicológica, totalizando 30 participantes. “Para mim o Empretec foi realmente um divisor de águas. Ele nos fez sair de nossa zona de conforto e nos desafiou ir além das barreiras que colocamos no nosso dia a dia. Um seminário de imersão total, exaustivo, mas com um aprendizado sem igual. Nele pude trabalhar e entender melhor as características de comportamento empreendedor, colocando-as em prática tanto durante quanto após o curso”, afirma o colaborador e participante Gustavo Stein.

Ao decorrer dos seis dias os integrantes são estimulados a potencializar 10 características empreendedoras capazes de transformar o seu negócio. Para isso, os participantes foram divididos em grupos para o desenvolvimento de uma empresa. “O curso Empretec te proporciona engrandecimentos, tanto como pessoal como profissional. Aprendi a lidar com as pressões e com os meus medos. Me sinto realizada e o que mais me chamou a atenção é que devo acreditar mais na minha capacidade, isso foi de fundamental importância”, compartilha a participante e, também colaboradora da Uniube, Flávia Michele da Silva.

Ainda durante o Empretec foram atribuídas três premiações para os vencedores da atividade de Plano de Negócios, para os vencedores da atividade de qual empresa receberia mais investimento (fictício) e para os vencedores com o maior lucro final nas atividades da empresa. O professor da Uniube, Álvaro Ferreira Júnior divide a felicidade de ter conquistado uma das premiações. ““Nossa Empresa [Minha e da Flávia] desenvolveu e vendeu alimentos funcionais para consumo humano. Uma equipe vencedora reconhece suas fraquezas e busca parceiros com competências que ela não tem; detecta oportunidades, onde os outros veem dificuldades; fortalece as forças que cada colaborador possui e investe nelas e, por último, sabe que se abandonar as suas metas será vencida pelas ameaças que existem”, finaliza o professor.