Uniube e Granja Marileusa firmam parceria para novo campus em Uberlândia

Na noite da última terça-feira (17), a Uniube Uberlândia anunciou oficialmente, em evento voltado a empresários, autoridades e imprensa, a parceria com Granja Marileusa. Os cursos de engenharia, que atualmente funcionam no campus da avenida Rondon Pacheco, serão transferidos para o bairro Granja Marileusa a partir de fevereiro de 2018. Na ocasião, o Conselho Universitário concedeu a outorga do título de professor “Honoris Causa” a Luiz Alberto Garcia, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Algar.

Para o reitor da Uniube, Marcelo Palmério, a parceria é uma importante página escrita em 70 anos de história da Uniube. “A parceria firmada com o Granja Marileusa sacramenta a união entre o conhecimento e o novo modelo de desenvolvimento tecnológico. Essa iniciativa irá possibilitar a atuação dos nossos pesquisadores em importantes projetos, além de apresentar um excelente campo de aprendizado prático para os nossos alunos”, afirma.

A estrutura do Granja é adequada para o funcionamento dos cursos e, por isso, não serão feitas modificações, apenas expansões. Nesse primeiro momento, o local acolherá, aproximadamente, 1.100 alunos de cursos de graduação e pós-graduação, nos turnos matutino, vespertino e noturno."Esse novo campus evidencia o verdadeiro ecossistema de inovação e empreendedorismo oferecido pela localidade", afirma Marcos Eduardo Tanner, pró-reitor adjunto da Uniube Uberlândia.

A diretoria do Granja Marileusa comemora a parceria que, de acordo com o diretor operacional Flávio Resende, responde a anseios surgidos no nascedouro do projeto do bairro. "O Granja tem o propósito de construir um ecossistema de inovação, um parque tecnológico e, dentro desse projeto, a academia é fundamental. Nós sabemos que a Uniube poderá agregar todo o seu valor a esse ecossistema, estabelecendo parcerias com empresas e efetivando programas de formação, pesquisa e extensão", conta Resende.

Estudantes e professores aprovaram a parceria

“Toda mudança gera movimento e nos obriga a sair da nossa posição de conforto, a evoluirmos”: é como avalia Moisés Keniel, professor dos cursos de engenharia. Para ele, a mudança colocará em conexão, ainda, teoria e prática, além de trazer mais conforto para a comunidade acadêmica.“Será uma oportunidade de aliarmos a teoria e a prática de maneira inovadora. O novo campus contará ainda com instalações mais confortáveis e adequadas ao ensino superior, teremos amplos espaços de convívio, salas confortáveis e estacionamentos amplos”, conta.

O estudante de Engenharia Civil Alex Freire, considera a mudança de campus um desafio positivo, uma vez que os alunos tendem a ganhar com a nova estrutura. “Como toda mudança, essa também será um desafio, mas positivo, pois a estrutura representa um ganho em relação ao atual Campus Rondon e uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem, já que o espaço físico interfere diretamente em alguns fatores que promovem a aprendizagem”, afirma.