Uniube realiza a 5ª Edição do Cinema vai à Escola

O programa de Mestrado Profissional em Educação juntamente com os cursos de Direito e Pedagogia da Uniube Uberlândia realizarão o projeto Cinema vai à Escola, nesta sexta-feira (29), no anfiteatro do campus Rondon, em Uberlândia, às 19h. O filme exibido será Deus não está morto. O drama relata a história de quando o jovem Josh Wheaton, interpretado por Shane Harper, entra na Universidade e conhece o professor de filosofia Jeffrey Radisson, interpretado por Kevin Sorbo, que não acredita em Deus. O aluno reafirma a fé e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus.

“Quanto ao filme, posso dizer que é provocativo, uma vez que a impressão que se tem é que seria uma análise sobre a obra do grande filósofo Friedrich Nietzche Deus está morto, o que de certa forma, foi o que mais me gerou curiosidade de assisti-lo”, explica o professor Calvino Vieira Júnior.

Ainda segundo o Calvino, nos primeiros 15 minutos de filme é possível perceber que o roteirista desconhece a obra filosófica e encaminha o filme a mais uma batalha entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, resultando em um confrontamento de valores pessoais, crenças religiosas, cultura e ideologia. “De certa forma parece uma campanha publicitária cristã, mas com a assinatura pessoal do roteirista que ainda arrisca, na mesma tecla, por mais alguns filmes que tem de fortalecer sua crença religiosa como única e verdadeira”, esclarece.

Mesmo com esse embate, o professor destaca o viés educativo que o filme traz. “Acho importantíssimo, pois deve-se abrir sempre a discussão, uma vez que o que edifica toda a nossa sociedade mundial, são os valores e tradições que se chocam o tempo todo e direcionam a união ou desunião dos povos. Positivamente ou negativamente, contribui para uma discussão educacional, uma vez que a educação também passa por provocações a serem enfrentadas racionalmente”, enaltece.

Para debater sobre o filme os convidados são o professor Calvino e o Professor Pe. Fábio Marinho.  “O projeto cinema na escola é fantástico, não só pelo tema dos filmes propostos, mas principalmente para demonstrar que várias ferramentas devem e podem ser utilizadas em sala de aula, ilustrando e contribuindo na formação da persona. Não podemos ficar estáticos somente na fala e na escrita com um pincel e uma lousa. Vários podem ser os instrumentos utilizados em sala com o intuito de tornar a sala de aula mais rica e dinâmica”, finaliza.