I Jornada de Transplante Renal encerrou com a participação de médico do Hospital do Rim de São Paulo | Acontece na Uniube

I Jornada de Transplante Renal encerrou com a participação de médico do Hospital do Rim de São Paulo

27 de setembro de 17
1 / 2
2 / 2

A I Jornada de Transplante Renal do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU da Uniube) recebeu, no último sábado (23), o Dr. Juliano Chrystian Offerni, do Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo, o mais renomado na área no Brasil e que faz mais transplantes renais no mundo.  A Jornada fez parte da programação do Setembro Verde – campanha de conscientização para doação de órgãos e tecidos.


O evento aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de setembro e contou com várias palestras. A participação do Dr. Juliano foi feita com três temas: Diálise e transplante; Complicações Cirúrgicas, preparo do paciente; e Complicações Cirúrgicas, como podem ser tratadas. “Há quase 10 anos tenho trabalhado com transplante e realmente é o que eu vejo de melhor opção para o paciente renal crônico, mas não é para todo paciente, por isso você precisa avaliar muito bem a situação”, afirma o médico.


Ainda segundo o especialista, eventos como a Jornada do MPHU ajudam a promover o aumento de serviços de transplantes. “Eu acredito que essa deva ser a mesma iniciativa de todos os centros e universidades. As Universidades têm que realmente puxar o desenvolvimento de conhecimento, pensando no ensino, pesquisa e suporte à população”, completa.  


Em setembro de 2015, o MPHU da Uniube foi autorizado a realizar transplantes renais. Em dois anos já foram feitos 19 transplantes de rins pela equipe coordenada pelo médico nefrologista, Dr. Fabiano Bichuetti. “Nessa jornada tivemos a oportunidade de abordar o transplante de uma forma multidisciplinar. Foram apresentados os nossos dados dos dois anos de transplante no MPHU, mas também abordados outros assuntos interessantes para a área médica”, finaliza Fabiano Bichuetti.