Núcleo de Estudos da Veterinária promove curso de adestramento de cães

Por Larissa Rodrigues

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba (Uniube), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Área Militar (Nepam), organizou o I Curso de Comportamento e Adestramento de Cães. O curso aconteceu no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) e foi aberto para quem se interessa pelo assunto.

O Nepam é um grupo de estudo composto por alunos da Uniube. Segundo a professora coordenadora do grupo, Dra. Janaina Conte Hadlich, são feitas reuniões semanais, onde cada integrante do grupo apresenta um tema a ser discutido. “Eles escolheram esse tema para o grupo pois é uma área que não é muito explorada na grade da faculdade, que é a atuação do médico veterinário na área militar. São abertas vagas no grupo semestralmente, aceitam integrantes desde o primeiro ao último período”, explica a professora.

Ainda segundo a coordenadora, este é o primeiro curso que o grupo organizou. Ele foi dividido em dois dias. Um para a parte teórica e outro para a parte prática. O palestrante foi o graduando em zootecnia e ex-policial militar, Cláudio Fudimoto. Ele trabalha há mais de 25 anos na área de adestramento e comportamento animal. Morou no Japão por 10 anos e, atualmente, possui cães treinados para o trabalho policial em várias partes do Brasil e curso em diversas áreas, destacando: A obediência, faro de entorpecentes, resgate, bem-estar e comportamento animal, dentre outras técnicas.

A estudante de Medicina Veterinária, presidente do Nepam, Brenda Valeria dos Santos Oliveira, explica que o curso foi realizado de forma dinâmica.  “Com o curso aprendemos sobre a fisiologia dos cães, ou seja, os hormônios que sobrem alterações durante o adestramento do animal, sobre a nutrição dos mesmos que são fundamentais para um melhor desempenho do animal entre outros. Assim foi possível entender e praticar o papel que o Médico Veterinário exerce nesta função”, completa.