Programas de Pós-graduação da Uniube recebem nota 4 pela CAPES

Por Larissa Rodrigues

Os Programas de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, e em Odontologia – Mestrado, receberam nota 4 na avaliação feita pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). A avaliação leva em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores.

A CAPES é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e avaliação dos Programas de Pós-graduação (stricto sensu) em âmbito nacional. Este ano, a etapa de análise feita pelas comissões de área de avaliação aconteceu entre 3 de julho e 11 de agosto, após essa etapa, os programas foram avaliados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) em reuniões realizadas no período de 21 a 25 de agosto e 28 a 01 de setembro.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube (Propepe), Prof. Dr. André Fernandes, é a primeira vez que a Universidade de Uberaba (Uniube) tem aumento no conceito dos programas de pós-graduação (stricto sensu), mostrando a constante evolução da Propepe. “A pós-graduação começou em 1999 com a criação do Mestrado em Educação, credenciado pela CAPES em 2003. Em 2007 foi feito o credenciamento do Mestrado em Odontologia e depois em 2011 veio o Mestrado em Medicina Veterinária. Em 2013 nós tivemos uma avaliação trienal pela CAPES, nesta avaliação não houve aumento. A partir de 2014, com a nova gestão da Propepe, imediatamente as notas foram regularizadas e os três mestrados continuaram com suas ofertas”, conta o Pró-reitor.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Odontologia – Mestrado, professor Dr. César Penazzo Lepri enaltece a importância de toda a equipe para a conquista deste conceito. “A nota 4 atribuída ao PPGODO-UNIUBE representa o resultado de um trabalho feito em equipe, com seriedade e muita responsabilidade. Demonstra também o avanço da pós-graduação na UNIUBE, sempre em consonância com a política instituída pelos órgãos avaliadores, possibilitando desta forma levar aos alunos o que há de melhor em ensino, pesquisa e extensão”, destaca.

Para a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, professora Dra. Sálua Cecílio, as duas notas 4 obtidas são de grande satisfação. Ela também salienta os investimentos da Uniube e o empenho de toda a equipe para essa conquista. “Esse resultado representa a consolidação do Programa e sinaliza caminhos promissores e desafios a vencer, tendo em vista o alcance da nota 5.  Para isso, continuamos a perseguir objetivos, a definir metas e ações que nos permitam estabelecer parcerias institucionais no âmbito nacional e internacional, capazes de viabilizar uma produção científica e uma inserção social ampliadas e à altura das exigências relativas à construção do conhecimento e ao desenvolvimento da ciência e da inovação necessários à formação e atuação profissional na área educacional, em seus diferentes níveis e modalidades”, completa a professora.

Em 2016 a Propepe conseguiu a aprovação da CAPES para dois programas de mestrado profissionais e um de doutorado em Educação.  Atualmente, são credenciados 5 programas de mestrado profissionais e acadêmicos e um de doutorado.