Coordenador de Mestrado faz vídeo para site internacional

Por Larissa Rodrigues

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos (PPSPAT) – Mestrado, Álvaro Ferreira Junior, foi convidado para produzir um vídeo sobre anticorpos IgY para um site internacional. O vídeo foi gravado em inglês e já está disponível no site.

De acordo com o professor Álvaro, o vídeo trata sobre a utilização de anticorpos IgY nos estudos da Toxoplasmose humana e animal. “O convite veio até o nosso grupo de pesquisa na Universidade Federal de Uberlândia, o qual transferiu o contato para mim. Dentre os pesquisadores do grupo, o que tem se dedicado ao aprofundamento do tema anticorpos IgY sou eu. O pesquisador Ricardo Pires da Universidade de Coimbra, Portugal, foi quem fez o convite para a produção do vídeo dentro do tema anticorpos IgY e toxoplasmose, ambos trabalhados no meu doutorado”, explica.

Ainda segundo o coordenador, a oportunidade agrega muito ao currículo de qualquer pesquisador e traz um reconhecimento que todos almejam para as pesquisas.  “Mais importante do que a visibilidade pessoal está o ganho para a Uniube. Para a CAPES as produções científicas docentes são critérios para avaliação e para o credenciamento de professores/pesquisadores para comporem o grado de docentes permanentes do PPG. A existência de cursos de mestrado e doutorado strictu sensu em uma instituição de ensino superior é o que permite a ela receber e manter o título de universidade. Não há outro critério para conseguir essa denominação como universidade”, completa.

O site aborda temas diferentes associados à tecnologia de anticorpos IgY. Artigos científicos, avanços tecnológicos, produtos para o uso em pesquisas com anticorpos IgY e intercâmbio de informações entre pesquisadores. O vídeo está disponível em: https://www.igytechnology.com/. “Sem o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, a quem agradeço por meio de nosso Pró-Reitor o Professor Doutor André Luis Fernandes, nada disso seria possível. No momento, estou em fase de elaboração de mais um capítulo de livro sobre o tema IgY. Espero que seja mais um fruto colhido para a Uniube, a PPG e para mim, visto que a interdependência entre as 3 esferas de abrangência destes frutos”, finaliza.