Uniube tem primeira defesa do Mestrado Profissional em Engenharia Química de Minas Gerais

Por Larissa Rodrigues

A Universidade de Uberaba (Uniube) aprovou no último sábado (16) a primeira defesa do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – Mestrado Profissional. A aprovação, marca também a primeira defesa feita na área em Minas Gerais.

O programa destina-se a proporcionar formação de recursos humanos com competências para atuar em inovação nos processos agroindustriais e em energia renovável na área de desenvolvimento de processos químicos agroindustriais. “São várias as competências adquiridas e que dão suporte a carreira profissional do Mestre em Engenharia Química, como:  ampliação de conhecimento tecnológico e de processos de engenharia no campo de estudo; valorização do currículo como um indicador de acessibilidade à cargos executivos em indústrias; intensificação de possibilidades de atuação em ensino e pesquisa; aquisição de um novo universo de informações e, finalmente, geração de parcerias de sucesso”, conta o coordenador do Programa, professor Dr. José Roberto Delalibera Finzer.

Na pesquisa com título “Modernização do sistema de geração de energia térmica para o secador de leito vibro-fluidizado”, mestrando Sérgio Suave apresenta um projeto de investimento para a modernização do sistema de geração de energia térmica. “Podemos resumir que esse projeto de desenvolvimento se constitui da substituição de um sistema de geração de energia térmica obsoleto por um outro mais moderno. O empreendimento ocasionou economias anuais, melhorias no processo de secagem, melhorias no desempenho energético da empresa e melhorias ambientais como retorno do empreendimento”, explica.

Segundo o orientador de Sérgio, professor Dr. Euclides Antônio Pereira de Lima, a parte experimental do projeto foi desenvolvida em uma indústria e o estudo foi feito com bastante antecedência. “No decorrer do curso, foram feitas as coletas de dados para comparação com as estimativas do planejamento elaborado. Posso dizer que foi um caso de sucesso, a indústria melhorou o seu processo, o aluno atingiu seu objetivo e a academia cumpriu o seu papel”, afirma. Quanto à orientação, Euclides reforça: “O Sérgio foi um aluno exemplar, dedicado e com grande experiência profissional. Posso dizer que não foi difícil orientá-lo, ainda mais com o apoio do professor Solidônio, e demais colegas do curso, que contribuíram significativamente neste projeto”, completa.

A aprovação de Sérgio foi a primeira em Mestrado Profissional em Engenharia Química de Minas Gerais. Na ocasião, esteve presente o presidente do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ), Wagner Pedersoli.  “Sinto-me muito orgulhoso por esse motivo. Acredito que isso possa servir de exemplo e incentivo aos demais colegas de profissão, os engenheiros químicos, tanto os jovens, quando os profissionais mais experientes que já atuam na profissão há muitos anos, como é o meu caso”, finaliza o mestrando.