Estudantes da Uniube Uberlândia participam da Maratona SBC de Programação | Acontece na Uniube

Estudantes da Uniube Uberlândia participam da Maratona SBC de Programação

14 de setembro de 17

A Maratona SBC de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. A partir de 2006, o evento passou a ser realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolha dos melhores times visando a participação no evento. Estes times competem, também, na regional sul-americana, de onde os melhores serão selecionados as finais mundiais do evento. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, dentre outros).

A primeira etapa da competição mineira ocorreu no último sábado (9), em Uberlândia, e o curso de Engenharia da Computação da Uniube Uberlândia participou com três equipes, que disputaram uma vaga para final brasileira. As equipes Boost (Nicolas Camargo, Heriton Magno e Luis Honorato), CodePower (Thalisson Carlos, Luiz Elino, Matheus Barbosa e Gabriel Aquino) e Pro7 (Carlos Miranda, Bruno Cesar Fiuza, Victor Carvalho e Pedro Henrique) concluíram a maratona com êxito e preparam-se para a próxima etapa, que ocorrerá no dia 26 de maio de 2018 em Montes Claros/MG.

A gestora dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Uniube Uberlândia, Mylene Rodrigues, explica a importância da competição. “A competição faz com que os alunos exerçam a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano em ano, temos observado que as instituições e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona”, conta.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante cinco horas o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.