Mais de 250 pessoas se cadastram para doação de Medula Óssea em ação do Hemocentro na Uniube | Acontece na Uniube

30 de agosto de 17

A Universidade de Uberaba (Uniube) recebeu na terça-feira (29), equipe do Hemocentro para o cadastro de Medula Óssea. A ação faz parte do projeto “Semana de Conscientização para Universitários sobre Cadastro para a Doação de Medula Óssea”, desenvolvido pelo Hemocentro de Uberaba. Ao todo, 253 pessoas, entre alunos e colaboradores da Uniube, fizeram o cadastro no REDOME (Registro de doadores de Medula Óssea). Os participantes, que tinham entre 18 e 55 anos, preencheram um formulário e fizeram coleta de um tubo de 5 ml de sangue.

Segundo a responsável pela captação de doadores do hemocentro, Ieda Alves de Souza, o transplante de Medula Óssea pode ser a única alternativa de tratamento para crianças ou adultos com leucemias, linfomas, alguns tipos de anemias e outras doenças hematológicas. “Ao fazer seu cadastro e doação, você poderá contribuir diretamente para a cura e o bem-estar de milhares de pessoas”, destacou Ieda.

Na Uniube, a atividade contou com a parceria do Programa de Extensão Amizade Compatível – Uma Doação para a Vida. Alunos do Programa Extensão Amizade Compatível, abordam a conscientização universitária para cadastro e doação de medula óssea e de sangue, ao longo de todo o ano.  A coordenadora do programa, Maria Theresa Laguna Abreu aproveita, também, para convidar a todos para o II Seminário Amizade Compatível que acontecerá nesta quarta e quinta-feira (30 e 31 de agosto), no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU da Uniube), onde serão abordados temas referentes a doação de sangue e o transplante de medula óssea. O Seminários acontece no anfiteatro 1 do MPHU e é aberto ao público.

“O envolvimento dos alunos nessas ações melhora a formação acadêmica e humana, uma vez que traz para discussão, no contexto universitário, a falta de sangue comum nos hemocentros e a dificuldade de encontrar um doador de medula não aparentado”, explicou Maria Theresa.