Alunos da Uniube são selecionados em programa de intercâmbio | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube são selecionados em programa de intercâmbio

24 de agosto de 17

O Programa Ibero-Americanas é uma parceria do Banco Santander com a Uniube e muitas outras Universidades no país e no mundo. Pelo Programa, o banco oferece uma cota de bolsas para que alunos possam desenvolver até seis meses de intercâmbio com universidades que fazem parte do programa. Para participar os graduandos devem se inscrever no site do banco e se atentar às especificações do edital lançado pela Universidade.

“Uma comissão é montada para a análise da documentação entregue pelos alunos e é feita uma entrevista também. A Uniube tem 5 bolsas desse Programa. Os alunos escolhidos recebem a bolsa, escolhem a Universidade onde gostariam de realizar o intercâmbio e dão início à conversação com essa Instituição de Ensino no exterior. Nós ajudamos nesse contato, para facilitar para o aluno”, explica o coordenador de projetos e Pesquisas, professor Geraldo Thedei Junior.

Nesta edição do Programa foram selecionados os seguintes alunos: Darci de Torres Souza, Jonas Inácio Faria Neto, Lara Barcelos Ferreira, Leandra Mota da Silva e Marina Sayuri Xavier Tanaka. O estudante de Psicologia da Uniube, Darci Souza,  sempre teve o sonho de realizar um intercâmbio. Sem condições financeiras para bancar os estudos fora do país sozinho, resolveu procurar outros meios para atingir esse objetivo. “Não imaginava que iria conseguir, pois já havia tentado outras vezes. Nunca me permiti ficar chateado com as tentativas falhas, pois acredito que o passado é aprendizado, o presente deve ser ação e o futuro, planejamento. Então foi isso que fiz, me preparei e me inscrevi novamente”, explica.

E conseguir o tão sonhado intercâmbio alegrou todos que convivem com o estudante. “Minhas colegas de trabalho choravam, enquanto eu paralisado, não parava de falar repetindo várias vezes que não acreditava que aquilo estava acontecendo, muito emocionado me senti feliz, e fui direto ligar para minha mãe, para dar a notícia”, enaltece Darci.

Com o sonho em mãos, agora é preciso correr atrás de fundos para conseguir viajar. A iniciativa é do graduando, fundador da atlética do curso e amigo de Darci, Rodrigo Almeida. A campanha “Vamos ajudar o intercâmbio do Darci” já está sendo divulgada nas redes sociais. A campanha explica um pouco sobre o estudante, destacando suas qualidades como esforçado, responsável e dedicado. Também, contém os dados bancários de Darci para aqueles que quiserem colaborar com algum valor para o intercâmbio.

Assim como Darci, o estudante do curso de Direito da Uniube, Daniel Alexandre Duarte sempre sonhou em estudar fora do país, e conseguiu. A experiência de quase quatro meses estudando em Portugal foi muito rica, segundo o graduando. “Desde o apoio de meus professores, colegas, amigos e familiares até meu retorno foi uma experiência ímpar. No início tive algumas dificuldades na preparação de toda a documentação. Consulado, Universidade de Coimbra, mas deu tudo certo”, afirma.

Por ter outra graduação, Daniel conseguiu cursar Pós em Direito do Trabalho. “Foram momentos de muito aprendizado. Tive aulas com grandes juristas de Portugal. Procurador da República, Juiz do STJ, Desembargador, advogados, etc. Uma das coisas que também agregou muito foi a convivência com alunos de outros países. Coimbra recebe todos os anos cerca de 35.000 alunos de, em média, 70 países. Isso proporcionou um enriquecimento cultural muito grande, além da prática necessária do inglês”, completa.

Daniel complementa que o enriquecimento acadêmico e cultural para a vida profissional é de extrema importância. “Vivemos num mercado onde impera a concorrência. A experiência de estudar fora do país pode fazer muita diferença em oportunidades que demanda essa concorrência. Vale a pena! ”, destaca.

“Espero aprender muito de todas as maneiras com o curso o lugar e as pessoas. Vou embarcar num mundo totalmente diferente da minha realidade e estarei de coração aberto para receber novas experiências, principalmente aquelas ligadas a psicologia”, finaliza Darci.