Criador da Pedagogia da Expressão Ludocriativa participou de aula de Especialização

Os alunos do curso de Especialização em Expressão Ludocriativa tiveram a primeira aula com a presença do Doutor em Psicologia e Pedagogia, Raimundo Angel Dinello, grande pesquisador e criador da Pedagogia da Expressão e sua correspondente metodologia ludocriativa. A aula aconteceu na última semana no Núcleo de Pós-graduação (NPG) da Universidade de Uberaba (Uniube).

“Fiquei muito tempo na Europa fazendo pesquisa e também experimentando a nova proposta. Demonstramos que se dermos oportunidade para as pessoas se expressarem todos podem ser bons estudantes e educadores”, afirmou Raimundo Dinello.

Ainda de acordo com o pesquisador, o que essa pedagogia traz como novo é que “a Expressão Ludocriativa marca uma prioridade: dá o primeiro lugar para a evolução do sujeito e não para a evolução do conteúdo. O sujeito se apropria do conteúdo, mas a pedagogia tem que favorecer a evolução do sujeito e cumprir com o parâmetro atual onde todos têm o direito a aprender".

A coordenadora do curso, professora Dra. Luciana Faleiros Salomão explica que a Especialização em Expressão Ludocriativa traz uma nova abordagem metodológica para trabalhar com o sujeito. “Ela dá prioridade ao sujeito e favorece o desenvolvimento de suas potencialidades. Partimos da expressão do sujeito para fazer uma articulação e chegar aos conhecimentos. Assim favorecemos a formação de valores, o desenvolvimento de habilidades, de novos comportamentos, de novos conhecimentos e a capacidade de aprender a aprender permanentemente”, explica.

E os novos alunos estão ansiosos para aprender sobre essa nova metodologia e colocar em prática tudo que é ensinado.  “Acredito que estou encontrando o que eu vim buscar e espero ter um avanço nos meus conhecimentos para colocar na minha prática”, comentou a aluna, formada em pedagogia especial, Terezinha Furtado do estado de São Paulo.

A estudante Solange Aparecida Martins também aproveitou a aula especial: “As colocações do professor Dinello, com sua sabedoria e conhecimento, despertou em nós a vontade de aprender cada vez mais, de conhecer mais, de vivenciar com nossos alunos e professores o prazer de aprender, de experimentar”.