Reitor da Uniube assina convênio para assumir gestão do Hospital Regional

O Hospital Regional José Alencar deve começar a funcionar no início de setembro. Na última sexta-feira (18), o reitor da Universidade de Uberaba (Uniube), Marcelo Palmério, assinou o convênio com a Prefeitura e com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube, vai operar a parte técnico-administrativa do Hospital Regional e a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) será responsável pelo corpo clínico da instituição hospitalar.

No encontro, o prefeito ressaltou que foi assinado o contrato de gestão do HR com as duas universidades constituindo um Conselho Gestor de qualidade técnica que marcará uma nova fase na saúde pública de Uberaba. “Esse modelo de gestão é inédito. Temos duas universidades, uma entidade filantrópica com expertise na área, um Conselho Gestor de altíssimo nível, do qual faz parte o Conselho Municipal de Saúde, que tem o controle social. A nossa intenção é fazer de Uberaba um polo representativo, significativo, na área de saúde, com resolutividade na área de alta complexidade”, disse Paulo Piau.

O Reitor da Uniube falou sobre o entusiasmo de todos com a gestão. “Estamos ansiosos para que hospital abra as portas e comece a receber os pacientes. Nesse momento que antecede a inauguração estamos finalizando o processo de seleção e preparando os profissionais. E tenho certeza que Uberaba terá a oportunidade de avançar ainda mais na área acadêmica da Saúde, que já é referência no País”, afirmou Marcelo Palmério.

A previsão é de que o Hospital Regional comece a funcionar no dia 04 de setembro. O Dr. Murilo Antônio Rocha será o Superintendente Regional do HR. Rocha já foi superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM e também gerente de Atenção à Saúde. Na direção do hospital também estão: Dr. Frederico Guilherme Ramos (Diretoria Administrativa), e Dr. Diego Amad Reca (Diretoria Técnica). A Diretoria Clínica será eleita pelo corpo clínico de médicos.

O Superintendente falou da parceria promissora entre as duas universidades. “Com certeza essa parceria vai garantir uma produção de conhecimento que irá refletir na administração do hospital e no atendimento devido à grande expertise de todos”, destacou Murilo Antônio Rocha.

Conforme informou o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o HR contará também com um Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão, formado pela Uniube e UFTM que ficará a cargo dos médicos Dra. Inara Barbosa Pena Elias e Dr. Virmondes Rodrigues Júnior, além de colaboradores administrativos de alto nível técnico.