Uniube receberá Hemocentro para o cadastro de Medula Óssea | Acontece na Uniube

Uniube receberá Hemocentro para o cadastro de Medula Óssea

16 de agosto de 17

A Universidade de Uberaba (Uniube) receberá, no dia 29 de agosto, equipe do Hemocentro para o cadastro de Medula Óssea. A ação faz parte do projeto “Semana de Conscientização para Universitários sobre Cadastro para a Doação de Medula Óssea”, desenvolvido pelo Hemocentro de Uberaba, e irá acontecer em diversos locais da cidade. Na Uniube, a atividade será em parceria com o Programa de Extensão Amizade Compatível – Uma Doação para a Vida.

Segundo a responsável pela captação de doadores do hemocentro, Ieda Alves de Souza, o transplante de Medula Óssea pode ser a única alternativa de tratamento para crianças ou adultos com leucemias, linfomas, alguns tipos de anemias e outras doenças hematológicas. “Ao fazer seu cadastro e doação, você poderá contribuir diretamente para a cura e o bem-estar de milhares de pessoas”, destacou Ieda.

Alunos do Programa e Extensão Amizade Compatível, da Uniube, que aborda a conscientização universitária para cadastro e doação de medula óssea e de sangue, estão divulgando a ação dentro da universidade durante este mês. A coordenadora do programa, Maria Theresa Laguna Abreu aproveita, também, para convidar a todos para o II Seminário Amizade Compatível que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU da Uniube), onde serão abordados temas referentes a doação de sangue e o transplante de medula óssea. “O envolvimento dos alunos nessas ações melhora a formação acadêmica e humana, uma vez que traz para discussão, no contexto universitário, a falta de sangue comum nos hemocentros e a dificuldade de encontrar um doador de medula não aparentado”, explicou Maria Theresa.

O cadastro para a doação de medula óssea acontecerá na Uniube em três horários: Manhã – das 9:00 as 10:00hs na sala 106 do bloco P - Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); Tarde – das 15:00 as 16:00hs e noite das 19:30 as 21:30hs no bloco Z na sala no NUPEIA – Núcleo de Práticas de Engenharias, Informática e Arquitetura.

Para cadastro no REDOME (Registro de doadores de Medula Óssea) é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar saudável e levar documento original com foto. O procedimento é preenchimento de um formulário próprio e coleta de um tubo de 5 ml de sangue.