Professor Décio Bragança da Uniube lança blog com dicas de Português

A Universidade de Uberaba aproveita a comemoração do Dia do Estudante, nesta sexta-feira (11 de agosto), para anunciar o blog 1001 Dicas de Português com o Prof. Décio Bragança. A data não poderia ser mais especial, já que o site é dedicado a estudantes de todo o país que querem conhecer mais sobre a língua portuguesa e buscam essas informações na internet.

As dicas foram selecionadas com base em frases colhidas pelo professor em diversas situações. O que era um passatempo – de encontrar erros gramaticais em textos, muros e revistas –, deu origem a um acervo de mais de 50 mil frases. Assim, “Deção” traz a cada vídeo uma dica específica em um tom bem-humorado e leve, analisando erros comuns de Português e apresentando a forma correta de uso, como a regência do verbo “chegar”, emprego de “em vez de” ou “ao invés de”, dentre outras situações.

Com novos conteúdos a cada semana, o blog é endereçado a qualquer pessoa interessada na língua portuguesa, de vestibulandos a concurseiros que vão prestar provas bem concorridas. “São dicas de correções de frases comuns. Foram pensadas para serem simples e de efeito imediato, já que as explicações duram cerca de dois a três minutos, como se fossem pílulas”, explica o professor que começou a dar aula de Português aos 14 anos, quando ainda era seminarista e precisava decorar todas as regras nas gramáticas.

De lá para cá, a forma de estudar mudou, e a forma de lecionar também. As gramáticas e dicionários já não são mais os best sellers, e hoje Décio Bragança dá aulas para milhares de estudantes espalhados pelo Brasil que acompanham os cursos a distância da Uniube pela internet.

“A língua da internet e das redes sociais é uma das línguas portuguesas existentes, mas isso significa que ela deve ser usada em toda situação”, pontua, enfatizando a importância de conhecer a língua padrão. Mesmo assim, ele lembra que as expressões que não são norma hoje, podem vir a se tornar um dia. Segundo o professor, a língua é viva e ninguém tem controle sobre ela e, por isso, não há tem língua errada - e é aí, segundo ele, que reside a beleza da língua portuguesa.

Para Décio Bragrança, a melhor forma de estudar é conversando, e não decorando regras gramaticais. Seja ao vivo e a cores, ou pelas telas dos smartphones – caso surja alguma dúvida emprego correto de uma palavra ou expressão, basta correr atrás no blog.

Tem uma dúvida Português? Acesse o blog “1001 Dicas de Português com Décio Bragança” e confira os vídeos.